Independência política do brasil

Páginas: 16 (3813 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Independência política do Brasil

Crise Colonial
Condições e declínio de um sistema de exploração
No dia 7 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil. Por isso, é feriado nacional. Todos nós sabemos que os feriados significam algo mais do que apenas um dia de folga. Mas nem sempre paramos para pensar sobre o significado daquela data, sobre a sua importância para a nossa História.
Foisó a partir da Independência que o Brasil passou a ser considerado uma nação, pois deixou de ser uma Colônia de Portugal e começou a se organizar como um novo país o Império do Brasil.
A Independência do Brasil fez parte de um movimento mais geral de crítica ao poder absoluto dos reis europeus e de defesa dos ideais de liberdade e igualdade que abalaram definitivamente o poder de controle dasMetrópoles sobre suas colônias na América. As idéias liberais, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa exerceram grande influência na América e contribuíram para a formação de vários novos países independentes. Quase todos se tornaram repúblicas, apenas o Brasil adotou a monarquia, tornando-se o Império do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
Separação política entre a colônia doBrasil e a metrópole portuguesa, declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822. O processo de independência começa com o agravamento da crise do sistema colonial e se estende até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824.
As revoltas do final do século XVIII e começo do XIX, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817, mostram oenfraquecimento do sistema colonial.
A independência dos EUA e a Revolução Francesa reforçam os argumentos dos defensores das idéias liberais e republicanas. Cresce a condenação internacional ao absolutismo monárquico e ao colonialismo.
Aumentam as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e o excesso de impostos numa época de livre comércio.

Por que Império do Brasil e nãoRepública do Brasil?
Quando o Brasil ainda era a América portuguesa?
Para entender como aconteceu a Independência e perceber por que o Brasil adotou a monarquia, convém recordar a situação da América portuguesa no final do século XVIII e início do século XIX.
Naquela época, o Brasil já possuía um imenso território. Mas sua população reduzida (cerca de 5 milhões de habitantes) estava distribuídairregularmente e era mais concentrada no litoral.
O interior quase não tinha povoações. As comunicações eram difíceis e demorava-se muito para ir de uma capitania a outra. As viagens, geralmente feitas por mar, eram muito demoradas: levava-se, por exemplo, três semanas para ir de Recife até o Rio de Janeiro. Por terra, gastava-se muito mais tempo, pois praticamente não existiam estradas. Por isso, apenetração pelo interior do território era muito pequena. Em algumas regiões, existia também a possibilidade da navegação pelos grandes rios, mas com viagens difíceis.
Assim, o isolamento entre as regiões permanecia muito grande. Além disso, não existiam grandes cidades servidas por estradas bem conservadas. Nem o Rio de Janeiro, capital da Colônia, com suas ruas estreitas, escuras e sujas,oferecia melhores condições de comunicação com as demais regiões. A cidade vivia fechada em si mesma.
Essa situação, no entanto, começou a se transformar depois da chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro. O imperador francês Napoleão Bonaparte mandou tropas para invadir Portugal, e a família real portuguesa resolveu instalar-se no Rio de Janeiro e transformar a cidade em sede do seu governo. Achegada da Corte portuguesa, em 1808, provocou grandes mudanças na vida da Colônia e influenciou decisivamente no rumo dos acontecimentos que, depois,
fizeram parte do processo de independência do Brasil.

A Corte no Brasil
Quando D. João chegou ao Brasil, a Colônia que ele encontrou era algo que nunca havia imaginado. Não era uma unidade, e sim um amontoado de focos de colonização que lutavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia Politica do Brasil
  • independência politica do Brasil
  • independencia politica do brasil
  • A independência política do brasil
  • Independência política do brasil até o primeiro reinado
  • A Independência dos EUA e A Independência do Brasil
  • Independência do brasil
  • Independência do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!