Independência dos países latino-americanos

Páginas: 13 (3082 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013

Introdução
As colônias da América Latina permaneceram sob domínio europeu por mais de 300 anos. A independência dos países latino-americanos se deu de formas pouco diferentes, a maioria com guerras, umas duraram pouco, outras, como a Guerra do Paraguai e da Guatemala, se arrastaram durante anos. Algumas dessas guerras de independência foram menos devastadoras e tiveram menosimpacto.
Mesmo depois da independência, algumas províncias continuaram unidas, e a independência das então “Províncias Unidas da América do Sul” só foi proclamada em 9 de julho de 1816, o que também levou a outras guerras internas, de menor impacto.
O objetivo deste trabalho, é entender as circunstâncias que levaram ás Guerras de Independência, o contexto histórico esocial, as condições políticas, sociais e econômicas da época de cada independência.















03
Argentina:
Denomina-se Guerra de Independência da Argentina ou das Províncias Unidas do Rio da Prata ao conjunto de combates e campanhas ocorridos durante as guerras de independência hispano-americanas que ocorreram em diversos países da América do Sul, dos quais participaram asforças militares das Províncias Unidas do Rio da Plata, um Estado que sucedeu ao Vice-Reino do Rio da Prata e que antecedeu a República Argentina.
Os grupos que se confrontaram nestes conflitos são conhecidos como patriotas e realistas (monarquistas), já que tratou-se de um confronto entre quem defendia a autodeterminação de sua pátria e aqueles que defendiam a continuidade da dependência daAmérica espanhola do rei da Espanha.
Somente uma parte menor destes confrontos se deu no território da Argentina atual. A maior parte ocorreu nos territórios do antigo Vice-Reino do Rio da Praia, e que ao fim da guerra ficaram de fora das Províncias Unidas, ou em outras regiões do continente que nunca pertenceram a esse vice-reino, tal como o Chile, Peru e Equador. Não obstante, em todos os casosconsidera-se que os grupos que se enfrentaram lutavam não só pela situação de destes territórios, mas também pela soberania nacional sobre o território que havia pertencido ao Vice-Reino da Prata. Também houve confrontos marítimos, em algumas ocasiões em águas muito distantes do continente americano.
Podem ser destacadas três frentes militares principais:
A frente oriental ou do litoral, sobre osrios da bacia do Praia, que inclui campanhas no Paraguai, na Banda Oriental, na Mesopotâmia argentina e os combates navais do Rio da Prata e seus afluentes;
A frente norte, com combates nas províncias do Alto Peru e a Intendência de Salta do Tucumán;
A frente dos Andes, que inclui a ação ofensiva sobre as posições monarquistas na Capitania Geral do Chile, no Vice-Reino do Peru e na Presidênciade Quito (Equador).
A guerra durou quinze anos e terminou com a vitória dos independentistas, que conseguiram consolidar a independência da Argentina, e colaboraram para a independência de outros países da América do Sul. A declaração da independência das então Provincias Unidas na América do Sul foi proclamada em 9 de julho de 1816 mediante um Congresso reunido na cidade de San Miguel deTucumán, na casa que era propriedade de Francisca Bazán de Laguna, que foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1941.





04
Bolivia:
Francisco Pizarro, Diego de Almagro e Hernando de Luque lideraram a conquista espanhola do Império Inca. Sua primeira incursão ao território aconteceu em 1524, quando navegaram ao longo da costa do Pacífico, partindo do atual Panamá, para confirmar a lenda daexistência de uma terra rica em ouro chamada Biru.
A conquista espanhola do Império Inca não foi muito difícil, pois o Império se encontrava enfraquecido. Após a morte do imperador Huayna Capac em 1527, seus filhos Huascar e Atahualpa travaram uma briga pela sucessão. Embora Atahualpa tenha derrotado seu irmão, não havia ainda consolidado plenamente seu poder quando da chegada dos espanhóis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A independencia dos países latino américanos
  • Independência dos países latino americanos
  • a independência dos países latino americanos
  • formação dos paises latino-americano
  • a independencia do paises americanos
  • Independencia dos paises latoino americano
  • paises latinos americanos e sua influencia no brasil
  • a independencia dos paises

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!