Independência do México

Páginas: 9 (2011 palavras) Publicado: 1 de março de 2015
Independência do México
1 Introdução
O México foi colonizado pela Espanha por meio das Grandes Navegações a partir do século XV, e durante quase três séculos esteve sob o domínio de espanhóis. Foi somente apenas no começo do século XIX que os movimentos emancipacionistas tomaram força na América Latina, pois as divergências religiosas e políticas haviam aumentado.
A Revolução Francesa, aRevolução Industrial e a independência dos Estados Unidos influenciaram movimentos de emancipação na América Latina, este período foi denominado “Era das Revoluções”. O fato que marca o início destes processos de independência das colônias foi a invasão napoleônica da península ibérica.
Os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região muito antes da chegada dos espanhóis. Entre os anos de 1519 e1521 o México passou a integrar o vice-reino da Nova Espanha, a partir das ações de Hérnan Costés, conquistador espanhol que arrasou as civilizações astecas. Sua independência foi proclamada em 1810, e sua República no ano de 1824.
2 Processo de Independência do México
No começo do século XIX, o Vice-Reino da Nova Espanha era a mais rica e populosa colônia (até mais rica que os Estados Unidos, naépoca.), era um território que ocupava vastas áreas (atual estado do Arizona à Costa Rica, na América Central). A coroa mantinha um controle abusivo sobre a região, sendo esse o principal motivo das queixas dos criollos. A sociedade na região, assim como nas outras colônias hispânicas, era dividida em:
Guachupins: eram os chamados “espanhóis de nascimento”, possuíam muitos privilégios e ocupavamtodos os cargos públicos administrativos e militares da época, controlavam grande parte do comércio exterior, bem como a produção de vinho e as indústrias têxteis.
Criollos: apesar de serem considerados parte da “elite local” (descendentes de espanhóis), não tinham os mesmos privilégios que os guachupins. Esta camada social era formada por ricos proprietários de terras, de minas e do comércio.Estavam excluídos de participação política e eram forçados a pagarem suas enormes hipotecas às Igrejas. Embora a elite mexicana fosse favorecida, se inquietava com o futuro de seu país e sua posição social que deveria realmente ocupar.
Indígenas e mestiços: constituíam juntos 82% da população e eram trabalhadores duramente explorados pelos guachupins e Criollos. Eram excluídos por lei de participarde cargos públicos, de viver lado a lado na mesma aldeia, e eram sujeitos a pagamentos de tributos.
As rivalidades entre esses três grupos marcaram o movimento de independência do México.
A mais importante atividade econômica naquela região era a exploração mineradora (ouro), e a exportação de produtos agrícolas como tabaco e cana. Uma a duas vezes em cada geração, epidemias matavam metade dapopulação urbana pobre. Estas epidemias estiveram associadas à ciclos de desgastes agrícolas, que provocavam êxodo rural e agitação social. Os pobres viviam no limite da sobrevivência. Ocorreu uma crise agrícola que serviu para ascender o estopim da revolta em massa em 1810.
As lutas pela independência no México partiram de setores populares rurais, que além de reivindicarem a separação daMetrópole, tentaram corrigir muitos abusos, como: o fim da escravidão, igualdade de direitos e o fim dos privilégios da elite. Foram reações dos índios e dos castas à opressão que eram submetidos.
Com a criação das Novas Leis, a elite tomava conhecimento de que um ato arbitrário da metrópole poderia por fim às suas próprias existências. Até então, nem a elite e nem os criollos tiveram coragem de iniciaruma revolta, pois temiam as massas e dependiam das tradições da Igreja e do Estado.
Os primeiros conflitos tiveram inícios em 1808, quando chegou a notícia de que Napoleão havia tomado o trono espanhol, fazendo com que as rivalidades políticas aumentassem: os realistas (guachupins), defensores da Espanha, propuseram que a colônia devia ficar submissa e esperar chegar novas ordens da Espanha; do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Independência do México
  • independência do México
  • Independencia do mexico
  • a Independência do México
  • Independencia de Mexico
  • Independencia do méxico e da américa central
  • Processos de Independência Haiti & México
  • Guerra de Independência do México

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!