Independência do Brasil – Constituição do Império

Páginas: 13 (3171 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
Introdução


Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre os principais fatos que levaram o Brasil a deixar de ser colônia de Portugal e passar a ser reconhecido internacionalmente como Império independente.
Para tanto, iniciamos com as razões que forçaram a transferência,em 1808, da Corte Portuguesa para o Brasil, motivador da mudança de status de colônia para sede do governo português,implicando em melhorias estruturais, econômicas e culturais, gerando as raízes para o movimento de independência.
Paralelamente, e até anteriormente à vinda da corte, há vários movimentos emancipacionistas baseados nos ideais iluministas, que, apesar de todos contidos pela Corte, deixaram germes para a independência.
Apresentamos, ainda, a insatisfação da elite portuguesa que permaneceu emPortugal com as medidas favoráveis ao Brasil, em contraste com a situação de abandono que o governo português deixou sua terra natal. Desse contexto emergem demandas para o retorno da corte a Portugal. A partir do momento que D. João VI regressa a Portugal e nomeia seu filho, D. Pedro I, príncipe regente, a independência torna-se ainda mais certa.
Com a exigência do retorno imediato de D. Pedro aPortugal e seu rebaixamento a mero delegado das Cortes, D. Pedro proclama a independência do Brasil, em 07 de setembro de 1822.
Apesar da independência declarada, ainda foi preciso muita luta e tempo para unificar todas as províncias do Brasil (algumas mantinham-se sob domínio português) e, tão trabalhoso quanto, conseguir o reconhecimento de independência junto a Portugal e à comunidadeinternacional, fato ocorrido somente três anos após a declaração, em 1825.







Expansão territorial-militar da França


Napoleão realizou uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês aumentou o número de armas e de combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa.
Pensando que a expansão e crescimento econômico-militar da França era umaameaça à Inglaterra, os diplomatas ingleses formaram coligações internacionais para se opor ao novo governo francês e a seu expansionismo. Também acreditavam que o governo francês poderia influir em países que estavam sob doutrina absolutista e assim causar uma rebelião. A primeira coligação formada para deter os franceses era formada pela Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia.
Em outubro de1805, os franceses usaram a marinha para atacar a Inglaterra, mas não obtiveram êxito, foram derrotados pela marinha inglesa, assim firmando-se o poderio naval britânico.
Ao contrário da derrota da França pelos ingleses, os franceses venceram seus outros inimigos da coligação, como a Áustria, além da Prússia em 1806 e Rússia em 1807.



Bloqueio Continental


Na busca de outras maneiras paraderrotar ou debilitar os ingleses, o Império Francês decretou o Bloqueio Continental em 1806, em que Napoleão determinava que todos os países europeus deveriam fechar os portos para o comércio com a Inglaterra, debilitando as exportações do país e causando uma crise industrial.
O governo de Portugal relutava em concordar com o Bloqueio Continental devido à sua aliança com a Inglaterra, da qual eraextremamente dependente. O príncipe D. João, que assumira a regência em 1792, devido ao enlouquecimento de sua mãe, a rainha D. Maria I, estava indeciso quanto à alternativa menos arriscada para a monarquia portuguesa.






Fuga da família real portuguesa para o Brasil

Portugal tinha a Inglaterra como principal parceira para seus negócios. Pressionados por Napoleão, os portugueses nãotiveram escolha: como não podiam abdicar os negócios com a Inglaterra, não participaram do Bloqueio Continental.
Insatisfeito com a decisão portuguesa, o exército francês começou a dirigir-se a Portugal. Como solução para a invasão francesa, a Corte Portuguesa seria transferida para o Brasil, com a proteção da Inglaterra.


Chegada da família real ao Brasil

Nos quatorze navios, além da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a independencia do brasil e a constituição de 1824
  • Constituição política do império do brasil
  • A independência do Brasil e a constituição de 1832 (resumo)
  • Antecedentes da Independência da América Espanhola / Império do Brasil
  • UM IMPERIO, UM REINO E UMA MONARQUIA NA AMÉRICA: AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
  • Constituicao politica do imperio do brasil de 25 de marco de 1824
  • A Independência dos EUA e A Independência do Brasil
  • Independência do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!