Independência da américa

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
A independencia na America Latina foi um processo politico e militar decisivo na historia latino-americana. As tensoes etnicas tiveram certa importância para o jeito como a independencia seriaconseguida, e era nas colonias com maior numeros de negros e indios onde mais temiam a agitação etnica. A busca de justiça social na maiorria dos casos vinham dos brancos, nascidos no Novo Mundo, chamadoscriollos na America espanhola e mocambos no Brasil, o único caso de independencia conquistada por gente de cor foi a do Haiti.
Muitas pessoas falavam em independencia, mas nao era um objetivo queatrai o apoio unanime,pois muitos criollos teriam aceitado um estatuto de maior autonomia dentro do imperio. um dos elementos que abriu espaço a manisfestação dos descontentamentos da elite criolla foia decadencia da metropole. A espanha nao conseguia abastecer as colonias,que, por seu lado, se expadiam e viam crescer sua populaçao. Alem da influencia do iluminismo europeu, a independencia dascolonias inglesas da America do Norte foi um exemplo para o ideario liberal- emancipatorio.
O monopolismo iberico, tornando o pacto colonial insurportavel, motivou, a certo momento, a rebeliaoemancipatoria. A cobrança de impostos, a proibição de produzir e negociar livremente e a obrigação dos navios que vinham ou saiam do Novo Mundo de passarem obrigatoriamente por portos ibericos, foi umaoposição aos civis privilegios gerados no mercantilismo. Com efeito para a aristocracia local, a independencia foi tao somente um meio de reaticular, em novas bases, os vinculos com o mercado europeu, semalterar a sua substancia e o carater de independencia.
Tudo começou em 1810, quando Manuel Belgrado, lider das elites rebeladas de Buenos Aires, expulsou o vice-rei nomeado pela junta de Servilha e oimpacto do acontecimento fez a revolta se irradiar por todos os lados. Em 1811, Chile e Paraguai deram o sinal. No Paraguai, Gaspar Rodrigues Francia instalou uma insólita ditadura que combinou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia na américa
  • Independencia na america
  • Independência das américas
  • Independências da América
  • a independência na america
  • independencia das americas
  • Independência nas Américas
  • independencia das americas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!