Independência da américa hispânica

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
"O Liberalismo inglês, as ideias francesas, a ambição de Napoleão e a estupidez da Espanha influenciaram muito a América.”

(Simon Bolívar)

Essa frase sintetizou os principais motivos da independência da America hispânica. Vamos observá-las no quadro á seguir:

- Crise do Sistema Colonial;
- Iluminismo;
- Ideias francesas;
- Revolução Industrial;
- Liberalismoeconômico;
- Fim do pacto colonial;
- Independência dos Estados Unidos;
- Revolução francesa e
- Era Napoleônica.

Crise no sistema colonial, Iluminismo que é o conjunto de ideias de liberdade, igualdade e fraternidade; as chamadas ideias francesas; Revolução Industrial e o início da pregação do liberalismo econômico;fim do pacto colonial, para a Inglaterra ampliar o seu mercado consumidor efornecedor de matérias primas; a Independência dos EUA;a Revolução francesa e a era napoleônica.
A Independência dos EUA influenciam no processo de independência da America hispânica, através do ideal republicano e Napoleão Bonaparte. As ações de Napoleão Bonaparte, que Bolívar chamou de ganância estão diretamente relacionadas a independência da América hispânica. Vamos primeiro falar do períodode Napoleão Bonaparte na França.

Era Napoleônica (1799-1815)

- Consolida ideais burgueses;
- Garante a supremacia econômica e política da França na Europa;
- Bloqueio Continental.


Era Napoleônica: de 1799, final da Rev. Francesa até 1815. Nessa período, Bonaparte vai consolidar os ideais burgueses; Liberdade, igualdade e fraternidade; e vai garantir a supremacia econômica daFrança no continente europeu, o que o leva a seu mais famoso ato: o bloqueio continental. O Bloqueio continental foi uma medida tomada por Napoleão Bonaparte para prejudicar a economia inglesa e favorecer a francesa. Pelo bloqueio continental, a Europa continental ficava impedida de realizar contato econômico com a Europa insular, ou seja, a Grã-Bretanha. Através dessa medida, Napoleão esperavaatrofiar a economia inglesa e beneficiar a economia francesa. Ocorre que 2 nações europeias não puderam cumprir com o bloqueio: Portugal, e a Rússia. Interessam por hora o não cumprimento do bloqueio por Portugal. Napoleão Bonaparte invade a península ibérica, conquista Portugal, conquista a Espanha, e ao conquistar a Espanha, depõe o rei Fernando VII e em seu lugar nomeia seu irmão José Bonaparte. Anomeação de um francês como rei da Espanha desencadeia na América o processo de independência, que nós vamos observar agora. Preste atenção no quadro:

Conjuntura hispânica Séc. XIX

- Economia dependente da metrópole;
- Prática dos monopólios;
- Conflitos sociais.


Os chamados Chape tones que eram os espanhóis peninsulares, detinham o poder político,civil, religioso e militar. Ocontrole sobre essas áreas era entregue somente aos espanhóis peninsulares, os chape tones.
Depois, os Criollos, a aristocracia colonial. Eram descendentes de espanhóis que se fixaram na América e que vão ter o poder econômico. Eram grandes proprietários de terras, grandes proprietários de minas e escravocratas (comerciantes de escravos). E os Mestiços vão compor a classe de trabalhadores. Noprocesso de independência, os chape tones vão se colocar contra, porque eles querem garantir seus privilégios e o monopólio colonial. Já os Criollos vão ficar á favor, é a aristocracia criolla quem comanda o processo de independência; tinham o poder econômico mas não tinham o poder político. Os chamados libertadores da América faziam parte da aristocracia criolla.

O movimento de emancipação daAmérica pode ser dividido em 2 momentos: o 1º, os pré-cursores, onde a ação metropolitana foi enérgica e violenta e o 2º, onde o processo é desencadeado pelos libertadores da América, surgindo as nações. Observe o quadro:

Precursores da independência da América Hispânica

1780: Tupac Amaro
1806: Francisco Miranda

Em 1780, Tupac Amaro vai liderar uma revolta de índios no Peru com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS EUA E A AMÉRICA HISPÂNICA PÓS INDEPENDÊNCIA
  • America hispanica
  • Independência nas américas
  • Independencia na américa
  • Independencia na america
  • Independência das américas
  • Independência da américa
  • Independências da América

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!