Ind stria Cultural Meios de Comunica a de Massa e Barbie

2069 palavras 9 páginas
Indústria Cultural

Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, seus produtos não são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado. Essa visão permite compreender de que forma age a Indústria Cultural. Oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória e que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a que sejam comprados imediatamente.
Escondidas as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência. Ela torna-se o guia que orienta os indivíduos em um mundo caótico e que por isso desarticula qualquer revolta contra seu sistema. Isso quer dizer que a felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural acaba por impedir qualquer mobilização crítica, ela transforma os indivíduos em seu objeto e não permite a formação de uma autonomia consciente.
Para Adorno e Horkheimer Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.

Meios de comunicação de massa
Comunicação de massa é a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios e também pela internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de alcançar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único

Relacionados