INDÚSTRIAS CRIATIVAS: DEFINIÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES

Páginas: 4 (884 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015

Curso: Administração
Disciplina: Criatividade Aprendizagem Organizacional
Acadêmicas: Catiane Pavinato De Oliveira e Natalia Dos Santos Marques






INDÚSTRIAS CRIATIVAS: DEFINIÇÃO, LIMITES EPOSSIBILIDADES











Santiago
2015
1. INTRODUÇÃO
O trabalho tem por finalidade apresentar um estudo do artigo: indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Nesse artigo mostra que osurgimento do termo indústrias criativas foi associado ao movimento que aconteceu a partir dos anos 1990 e que esta ligado ao cinema, ao teatro, a musica e as artes plásticas e no termo no âmbito depolíticas publicas de desenvolvimento econômico e mostrando as diferentes definições do termo e diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de industrias culturais.
Segundo osautores o surgimento das indústrias criativas também deve ser associado ao que se chamou de virada cultural que e o surgimento das combinações de dois fenômenos simultâneos: a emergência da sociedade doconhecimento e a transição de valores materialistas para valores pós-materialistas. A emergência da sociedade do conhecimento (ou sociedade da informação) está relacionada à passagem da sociedadeindustrial para a sociedade pós-industrial. Tal passagem se dá pela mudança de uma economia fundamentada no uso intensivo de capital e trabalho, e orientada para a produção em massa, uma economia na qual ocapital tem base intelectual, fundamentando-se no indivíduo, em seus recursos intelectuais, na capacidade de formação de redes sociais e na troca de conhecimentos.
Alguns autores referem-se a umasociedade materialista onde os interesses giram em torno da satisfação de necessidades básica e elementares onde as atitudes e comportamentos refletem a um desejo de controlar, de forma integral a própriavida e a uma sociedade pós- materialista que segundo inglehart (1999) há o atendimento das necessidades básicas e, portanto maior demanda por serviços, os indivíduos interessam-se, sobretudo, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDUSTRIAS CRIATIVAS
  • Indústrias criativas
  • industria criativa
  • Indústria Criativa
  • Industrias criativas
  • Industria Criativa
  • Industrias Criativas
  • Indústrias Criativas: Cultura e Negócios.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!