Indústrias Criativas: Cultura e Negócios.

Páginas: 2 (347 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
Cultura e Negócios:
É notório que bens e serviços oferecidos atualmente estão cada vez “mais bonitos” e “menos e menos eficazes”. Empresas se preocupam mais com a estética/aparência do produto doque com sua qualidade.
A influência do cliente é muito importante, por isso existem pesquisas de opinião/satisfação para decidir desde a ideia final de determinado produto até o desfecho de umanovela no horário nobre.
O funcionamento das indústrias criativas depende da economia de determinado lugar, ou seja, os administradores necessitam entender sobre os diferentes modelos culturais, de modoa não prejudicar a cultura e os costumes locais. Esse conhecimento tem um grande impacto na economia.


Globalização: “Os negócios obedecem a uma nova e diferente ordem mundial de operação ecopetição. As empresas globais utilizam tecnologias e praticas avançadas de negócios que ultrapassam as barreiras de diferentes historias línguas, culturas, padrões de comunicação, sistemas regulatórios eestruturas econômicas.”

“O conceito de economia criativa deriva do termo “indústrias criativas”, que por sua vez apareceu em um discurso intitulado “Creative Nation” (Nação Criativa), proferido peloPrimeiro-Ministro da Austrália, em 1994. A fala defendia a importância de aproveitar as oportunidades geradas pela globalização e pelas mídias digitais como forma de informar e enriquecer acriatividade das pessoas e sua contribuição para o desenvolvimento do país”

“A economia criativa consegue, portanto, por meio da agregação de traços de outros conceitos, um toque próprio e inovador. Daeconomia da experiência, reconhece o valor da originalidade, dos processos colaborativos e da prevalência de aspectos intangíveis na geração de valor, sobretudo na cultura. Da economia do conhecimento,toma a ênfase no trinômio tecnologia, qualificação de trabalho e geração de direitos de propriedade intelectual. E, da economia da cultura, propõe a valorização da autenticidade e do intangível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDUSTRIAS CRIATIVAS
  • Indústrias criativas
  • industria criativa
  • Indústria Criativa
  • Industrias criativas
  • Industria Criativa
  • Industrias Criativas
  • Cadeia da Indústria Criativa no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!