Indústria e trabalho no Brasil

Páginas: 9 (2182 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Indústria e trabalho no Brasil

Parte1- acumulação primitiva

A acumulação primitiva capitalista

Foi o que originou a transformação da ordem feudal para capitalista. A partir de então começou a Mao de obra trabalhista onde só se ganhava dinheiro a partir das horas de trabalho com isso a Mao de obra se tornou uma mercadoria onde passou a ser salarial.

A reforma protestante foi onde setornou licita a acumulação de grandes fortunas e que favoreceu o crescimento de grandes autoridades nacionais da época centralizado os estados nacionais que limitou o poder político.

Em 1789 a revolução francesa foi iniciada baseando-se nos lucros, na igualdade dos indivíduos na liberdade econômica do clero que levou a uma transformação política e relações sociais do antigo sistema.

Quando odinheiro surgiu como forma de nova economia isso deu uma alavancada no comercio, pois podia ser facilmente trocado por mercadorias das mais diversas formas.

O dinheiro não se veiculou a uma tirania tão evidente quanto a que se tinha na relação do senhor com o servo. Além disso, ele era facilmente guardado e poderia gerar mais riquezas de formas como empréstimos e juros.

Na época algunssenhores perceberão que poderiam receber mais impostos em dinheiro se eles alterassem a maneira de tribunal o trabalho dos agricultores.

Como os indivíduos não possuíam mais os bens necessários à produção. era a única forma de sobreviver era vendendo o que possuem que eram as suas forças de trabalho.

A moralidade a fome a miséria de forma generalizada, enfim, faziam acreditar que, ao invés demelhorarem de vida, as fases de grande atividade eram de grande lucro para as indústrias e comercio significava sofrimento para as classes trabalhadoras das péssimas condições de vida e das lutas dos trabalhadores.

Com isso ocasionou o deslocamento dos homens e das mulheres do campo para as cidades, que levou a um grande crescimento populacional com isso levando necessidades crescentes de uma novaestrutura produtiva.

Os processos tecnológicos

O toylorismo sempre buscou o aumento da produtividade dos trabalhadores e teve a idéia de iniciar um movimento visando o estabelecimento de um processo cientifico de produção.

O toylorismo representou o começo da incorporação da ciência ao processo de trabalho. Desse ponto em diante o avanço da ciência passaria a acompanhar o avanço deprodução que lhe deu uma ótima valorização.

O fordismo tem uma preocupação com o preenchimento do vazio intelectual que o taylorismo provocou nos trabalhadores obrigados repetidamente a submeter se ao ritmo das maquinas impossibilitados de questionar de pensar.

Ford introduziu elementos que serviram para o aumento da produtividade os quais foram um marco na historia da indústria.

Mas Henry Fordestava se preocupando muito com a administração de suas empresas e através da inspiração das formas militares ele criou os níveis de chefia como líder, supervisor, chefe, gerente, assessor e o presidente da fabrica.

Com isso ele conseguiu aumentar a sua produtividade e diminuiu seu gasto e assim aumentando sua margem de lucro.

O toyotismo também visa acabar com a organização e a consciênciade classe dos trabalhadores deixando os a mercê dos interesses patronais. O toyotismo veio para Ca para servir de ao capitalismo no seu período neoliberal.

A palavra neoliberalismo provoca uma confusão, pois defende a manutenção do mercado livre e seu papel de regulador de toda a economia, enquanto por outro promove o processo de monopolização da atual fase do capitalismo.

A acumulaçãoprimitiva no Brasil

Havia um território colonizado onde o colonizador podia usufruir das coisas que tinham valor no mercado uma regra que tinha era que os colonizadores utilizassem o que pudessem ser obtido nas colônias para o comercio fora delas.

O parque industrial e incompleto porque não surgiu nem cresceu em decorrência da priorização das necessidades nacionais, mas sim dos interesses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento industria e trabalho no brasil
  • Industria no Brasil
  • A Indústria no Brasil
  • Industrias no Brasil
  • Industria no brasil
  • A indústria no brasil
  • Industria no Brasil
  • industria no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!