Indústria no mundo

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
 
INDÚSTRIA NO MUNDO
 
A industrias é capaz de transformar uma matéria-prima em bens de consumo e produção. Sem a industria, a nossa capacidade de transformação de matéria-prima seria limitada, e o abastecimento de grandes massas populacionais seria bem difícil e até inviável. A Industria, porém nem sempre teve as características que tem hoje em dia.
 
Antes houve a longa fase do artesanatoe manufatura, que se estendeu desde a antiguidade até a Revolução Industrial. A produção era feita de forma manual. Mas entre 1765 a 1775 foi desenvolvida a primeira máquina a vapor pelo inventor escocês James Watt, dando início a maquinofatura. Apesar de ter dado um avanço acelerado no processo de industrialização, esse fenômeno industrial, de certa forma está restrito a alguns lugares do mundo,principalmente aos países do norte.
 
Muitas pessoas, apesar de consumirem algum tipo de produto industrializado, nunca viram uma fabrica. Mas porque as industrias ficam concentradas espacialmente? Porque nem todos os lugares oferecem condições favoráveis para a expansão das industrias. Por isso, nem todos os países se industrializaram. Veremos agora quais são as condições necessárias para aindustrialização, e como ela se processou em alguns países.
 
Fatores favoráveis
 
Como mencionamos, as industrias estão distribuídas desigualmente no mundo, isto se deve às condições ou fatores favoráveis, que nem todos os lugares apresentam.
 
Alguns fatores favoráveis são:
 
- Fontes de energia
- Mão-de-obra
- Matéria-prima
- Mercado consumidor
- Infra-estrutura de transporte
- Redede comunicação
- Incentivos fiscais
- Disponibilidades de água.
 
Durante o final do século XVIII e meados do século XIX, época da Primeira Revolução Industrial, as jazidas de carvão mineral era um dos fatores, mas importante para a instalação de industrias. Por isso houve grande concentração de fabricas em torno das principais jazidas de carvão mineral britânicas, norte-americanos, franceses ealemãs. Ao longo do tempo, e com a chegada da Segunda Revolução Industrial, o carvão foi perdendo importância, e o petróleo e a eletricidade começaram a ganhar espaço. Visto que essas duas novas fontes de energia são facilmente transportadas, houve uma dispersão na distribuição de geografia das fabricas, surgindo novas industrias.
 
O petróleo além de fonte de energia, é também, uma importantematéria-prima. E isso possibilitou o crescimento de outros setores, como por exemplo, a industria petroquímica. Faz bem notar, que, a proximidade de outras matérias-primas, como minério, floresta, etc. também influi na localização das industrias. Por exemplo, a Siderúrgica do Quadrilátero Ferrífero, nasce próximo às jazidas de minério de ferro.
 
A existência de uma rede de transporte quepossibilitou e facilitou o escoamento das mercadorias produzidas e o recebimento desta, é também um fator importante para a localização das industrias. É por isso que muitas indústrias se localizam próximo a portos marítimos e fluviais, ou ferroviários.
 
Um outro fator importante é a disponibilidade de mão-de-obra e mercado consumidor. Assim, historicamente, fenômeno industrial esteve ligado agrandes concentrações urbanas, como exemplo, a Londres, Nova Iorque, Tóquio, São Paulo, Cidade do México, Paris, etc. Varias dessas grandes cidades são entroncamento de ferrovias, rodovias, hidrovias e aerovias, e abrigam as sedes de vários bancos e empresas, se tornando um atrativo para a chegada de mais industrias. Vimos então, que muitas cidades crescem em torno de centros industriais, que fazem comque elas cresçam ainda mais e acabem atraindo um número bem maior de industrias.
 
O capitalismo não criou a cidade, mas ele criou a metrópole, em sua fase industrial, e  recentemente  a megalópole, em sua fase financeira. Os capitalistas sempre estão a procura de maiores lucros, por isso, se localizam próximos dos mais importantes fatores de produção. O problema é que, com a superconcentração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As cidades e a indústria no mundo
  • industria no mundo atual
  • A indústria no mundo atual
  • Distribuicao das Industria pelo mundo
  • Industria do petróleo no mundo
  • a industria no mundo atual
  • A industria do aço no mundo e no Brasil
  • PRINCIPAIS INDUSTRIAS POLUIDORAS DO BRASIL E DO MUNDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!