Indústria do açúcar

Páginas: 12 (2816 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2012
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Curso de Engenharia Química



INDÚSTRIA DO AÇÚCAR

Ribeirão Preto, 2012
INDÚSTRIA DO AÇÚCAR
1. Histórico
É difícil determinar quando o açúcar tornou-se conhecido da humanidade, entretanto na literatura europeia existem indicações que a cana de açúcar foi descoberta na Índia Ocidental, por um dos oficiais de Alexandre o Grande, mais ou menos noano de 325 antes de Cristo. Os métodos de extração e de purificação do açúcar da cana foram muito lentamente desenvolvidos. Existem registros, que por volta de 1400, métodos grosseiros foram trazidos do Oriente para a Europa. O comércio de açúcar entre Ásia e a Europa era então, um dos mais importantes nos séculos passados.
Cristóvão Colombo, genro de um grande produtor de açúcar na Ilha daMadeira, introduziu o plantio da cana na América, em sua segunda viagem ao continente, em 1493, onde hoje é a República Dominicana.
No Brasil, Martin Afonso de Sousa ao fundar a 1ª Vila do Brasil, a de São Vicente, também introduziu a cana de açúcar fazendo com que esta vila se tornasse o primeiro centro produtor de açúcar do país. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar. Mas foi noNordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram. A cultura da cana foi, então, o elemento agrícola da civilização brasileira, fazendo crescer as cidades, influindo no organismo econômico e na vida social. Atualmente a cultura da cana está largamente difundida no Brasil tendo no Nordeste e no Sudeste do país seus principais produtores eindustrializados.
2. Aplicação comercial do açúcar
O açúcar é um produto de grande versatilidade, podendo ser utilizado em várias aplicações, desde domésticas até processos industriais. Podem-se destacar entre os diversos usos: confecção de alimentos em geral, indústrias de refrigerantes, sucos, bebidas adoçadas, processo cervejeiro, panificação e indústrias alimentícias. Aproximadamente 90% daprodução de açúcar destina-se ao uso alimentar.
Os usos não alimentares do açúcar são muito poucos e constituem apenas uma pequena parcela da produção total. Incluem o uso do açúcar como octoacetato de sacarose, desnaturante do etanol; como diacetato hexaisobutirato de sacarose e octobenzoato de sacarose, plastificantes; como ésteres de ácidos, mono e dicarboxílicos, para surfactantes,alilsacarose; e como matéria-prima para fabricação do glicerol e do manitol. O Dextran, um polissacarídeo produzido a partir da sacarose por certas bactérias, é um expansor muito eficiente do volume do plasma sanguíneo. Administrado por infusão intravenosa alivia o choque e impede a perda de fluidos do corpo, depois de queimaduras extensas e outros ferimentos.
3. Estimativa de produção e consumo mundialA produção de açúcar em todo o mundo dobrou desde o início da década de setenta, passando de aproximadamente 71 milhões de toneladas de açúcar bruto na safra 1971, para aproximadamente 168 milhões de toneladas na safra 2010/2011.
O consumo de açúcar também vem crescendo de forma constante e atingiu aproximadamente 167 milhões de toneladas na última safra. O aumento do consumo de açúcar levou aum aumento na produção da cana-de-açúcar em todo o mundo, que cresceu de menos de 1,0 bilhão de toneladas no meio da década de noventa para aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas em 2009, de acordo com a Food and Agriculture Organization das Nações Unidas. A Companhia acredita que o consumo de açúcar deverá continuar aumento devido: o crescimento da população, o crescimento do poder de compra dosconsumidores em diversas regiões do mundo, o crescimento do consumo de alimentos processados em todo o mundo resultante da migração da população das áreas rurais para as urbanas, e o crescimento do consumo de adoçantes de baixas calorias a base de açúcar. A Cosan acredita que o maior crescimento de consumo per capita de açúcar deverá ocorrer em regiões como a Ásia, onde a renda per capita e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria de Açúcar e Álcool
  • Industria da cana-de-açúcar
  • Industrias de cana de açucar
  • A Indústria do Álcool e do Açúcar
  • Águas Residuárias na Industria do Açúcar e do Álcool
  • industria de doces algodao de açucar Ltda
  • Controle de produção e processos
  • Analise de qualidade da indústria de café, açucar, cacau.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!