Indústria automotiva no brasil

Páginas: 7 (1726 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. Introdução

Estudo voltado para o setor automotivo identificando consumo do produto quantidade de empresas atuando no setor, relações internacionais, gerenciamento de gastos, mudanças no comportamento do consumidor, comparação de dados passados com os da atualidade visando investimentos futuros, a influencia da economia no segmento, calculo de custo de produção de um produto, apresentação decusto fixo e custo variável, estudo de macroeconomia, influencia da taxa de cambio, inflação e oscilações do mercado com informações importantes que vão auxiliar na tomada de decisões. Representações gráficas de acompanhamento do desenvolvimento do setor, informações do crescimento das classes sociais e desenvolvimento.
Sua finalidade auxiliar no desenvolvimento profissional buscando uma visãomacro na gestão de negócios levando em conta a análise setorial das atividades para melhor entendimento das aplicações e retorno dos investimentos.

















2. Indústria Automotiva no Brasil

O automóvel é uma necessidade hoje na vida do brasileiro, pois as rotinas estão mais aceleradas trabalho, escola, lazer, compra e outras necessidades da atualidade e namaioria delas o carro está presente trazendo agilidade e comodidade na vida das pessoas. No ano de 2011 foram vendidos 2.648.994 veículos.
Os modelos 1.0 vêm perdendo espaço na venda de automóveis o consumidor está mais exigente não busca mais apenas um meio de transporte e sim conforto e comodidade para sua família para seus passeios e viagens.
Em fevereiro, a participação de carros commotores 1.0 no total de automóveis no Brasil foi de 42,6% - a menor desde 1995. Há uma década os veículos 1.0 detinham 71,1% - da preferência dos brasileiros.
ANO 2010 2011
Carros vendidos 2.651.583 2.648.994
Até 1.0 1.382.157 1.240.753
De 1.0 a 2.0 1.245.130 1.378.808
Acima de 2.0 24.296 29.433

Com a massificação da produção, fato que descaracterizou a produção personalizada dos produtos, osconsumidores não estabelecem mais uma relação pessoal com os produtores. Na realidade, estes dois polos da relação de consumo, sequer se reconhecem. O consumidor passa a ser um desconhecido para o produtor, fato que impede que o consumidor tenha a possibilidade de barganhar e de conhecer o produto que irá adquirir. Sendo, indiscutível, que nesta nova forma de relação, o consumidor fica em situaçãode vulnerabilidade em detrimento ao fornecedor, que, passou a ditar este tipo de negociação.Com o desígnio de dirimir tal situação, estabeleceram-se regramentos que proporcionam a proteção à parte mais frágil da relação, que é o consumidor. Medida esta que fez por restabelecer o equilíbrio nas relações de consumo. Direito do Consumidor
Conforme mostram os estudos a partir do ano de 2005 tivemosum grande crescimento na classe C, mas os maiores crescimentos da intenção de compra de carros estão sendo representados pelas classes D/E devemos levar em conta a redução do IPI e a facilidade de financiamento para o setor comparado com tempos passados, pois a compra do veículo representa 1/3 da renda familiar. A concorrência também é maior se destaca o produto que tiver melhor aparência para oconsumidor.
O mercado vem crescendo nos últimos anos, mas temos que ficar atentos, pois um carro novo financiado em 60 vezes ou mais não será um produto com alta rotatividade podemos ter uma baixa considerável nas vendas do produto por alguns anos até a quitação dessa divida.
As vendas aumentaram, mas o numero de montadoras também aumentou no país a maior dificuldade encontrada é como colocarum produto em um mercado tão competitivo atendendo as expectativas de nossos futuros clientes na qualidade dos produtos e serviços prestados. Lembrando que uma boa propaganda ajuda muito mas não mantém um produto no mercado sem a aceitação do consumidor. Como por exemplo montadoras que vem do exterior e tem fama de não ter boa qualidade.


3. Influência econômica

Tivemos uma redução na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
  • Artigo
  • Estratégia de operações na indústria automotiva: os casos de duas montadoras de motores instaladas no brasil
  • Historia da industria automotiva
  • logistica e sua importancia na industria automotiva
  • Industria Automotiva Microeconomia
  • Aplicação do alumínio na indústria automotiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!