Indústria Alcooleira

Páginas: 25 (6073 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015









PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS II




INDÚSTRIA ALCOOLEIRA




Prof. Domingos Savio Giordani








Grupo 9C





1. INTRODUÇÃO
Etanol, Álcool Etílico ou simplesmente Álcool são palavras que se referem à mesma substância: um composto de formula molecular C2H5OH, produzido a partir de matérias primas como a cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Todos os produtos que utilizam álcool emsua formulação são obtidos por fermentação do açúcar ou síntese em laboratório e diferem-se entre si a partir da destilação (utilizada em algumas aplicações do álcool) e nos processos de pós-produção do produto.
O álcool pode ser utilizado como combustível para meios de transporte e, desde a pré-história, como o ingrediente mais famoso de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho e a cachaça.Contudo, ele é também matéria-prima industrial, sendo largamente utilizado para fazer perfumes, materiais de limpeza, tintas, solventes e muitos outros produtos.
O etanol pode ser utilizado de diversas maneiras:
Em sua forma pura (álcool anidro): muito utilizado na indústria, sendo matéria prima de tintas, solventes, aerossóis, etc. Além disso, ele é utilizado como combustível misturado à gasolina, emproporção obrigatória no Brasil de 20%, ou ainda no diesel, de forma opcional e que chega a aproximadamente 8%.
Etanol hidratado (etanol com cerca de 5% de água), é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas e como combustível de veículos. Esse tipo de álcool é o etanol comum vendido nos postos, sendo o Brasil até hoje o únicopaís que utiliza 100% de álcool hidratado nos tanques.
Apesar de estar presente em diversos produtos do cotidiano, o etanol é mais utilizado, atualmente, como combustível. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo. Em todo o mundo, os biocombustíveis sempre ficaram em segundo plano devido à facilidade de extração dopetróleo e devido à sua abundância. O problema é que a queima de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global. E, como também já há sinais de escassez de petróleo, o etanol começou a ganhar mais atenção. Porém, nem todo biocombustível é uma alternativa tão limpa assim para o planeta. Por causa da complexidade de sua fabricação, o etanol pode, dependendo da matéria-prima, até gerar maisemissão de gases poluentes. Isso sem falar no risco de maiores desmatamentos para ampliar as plantações. Nesse ponto, o etanol brasileiro, feito da cana-de-açúcar, leva vantagem. Ele é mais produtivo que o extraído do milho, por exemplo, e provoca um impacto ambiental menor. Enquanto um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área plantada com cana gera 7 500 litros; é calculado queo etanol reduz em 89% a emissão de gases de efeito estufa se comparado à gasolina.

2. HISTÓRICO
Mundo
O álcool tem sua utilização como bebida, remédio e também como combustível milenar, sendo ultrapassado com o advento do emprego de derivados de petróleo, aparentemente de fácil disponibilidade e baixo preço.
Segundo a Agência de Informação de Energia (2005), o primeiro uso do etanol paraalimentar um motor se deu em 1826. Em 1850, o etanol também foi utilizado como combustível de iluminação, mas seu uso foi restringido quando o álcool foi tributado como bebida alcoólica, para ajudar a pagar a Guerra Civil.
Em 1876, durante a Revolução Industrial, o engenheiro Nicolaus Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores a vapor, chamado motormoderno de combustão interna. O uso do etanol como combustível continuou após a revogação do imposto e alimentou o Modelo T de Henry Ford, em 1908.
Contudo, o biocombustível sempre ficou em segundo plano devido à abundância do petróleo e sua facilidade de extração.
Foi durante a II Guerra Mundial (1939-1945) que o álcool reapareceu em alta demanda, uma vez que o combustível advindo do petróleo estava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústria Alcooleira
  • Interface energia-economia-meio ambiente na indústria sucro-alcooleira de mato grosso do sul: alcances e...
  • A industria
  • Industria
  • industria
  • Industria
  • Industrias
  • Industrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!