Indígena

Páginas: 26 (6405 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
TEMA- CUIDADO COM A GRÁVIDEZ

RESUMO

O objetivo deste artigo foi realizar um estudo sobre a importância do cuidado com a gravidez. Analizando cada fase, desda da fecundação até a hora do parto, conscientizando a importância do pré-natal e de uma boa alimentação.

Palavra-chave: Gravidez. Fecundação. Pré-natal. Alimentação.

INTRODUÇÃO

A gravidez tem duração média de 40 semanas, énesse período que o corpo feminino passa por diversas alterações fisiológicas e psicológicas, que envolve todos os sistemas, dentre essas inclui fatores emocionais, de modo que, torna-se imprescindível que a gestante seja bem assistida durante o pré-natal.
O pré-natal é tido como a atenção dada no acompanhamento de profissionais da saúde, que é oferecido à gestante e ao bebê durante todo seu períodogestacional. O principal objetivo da atenção pré-natal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno.
No entanto, este trabalho tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados na gravidez, e a importância da avaliação nutricional da gestante.

1. A FECUNDAÇÃO

Antes de ocorrer aovulação, cerca de 3 ou 4 dias antes, a passagem da vagina para o útero enche-se de um muco transparente e aquoso, a que chamamos normalmente de muco ovulatório ou fértil. O objetivo é tornar a “viagem” dos espermatozoides rumo às trompas mais fácil. Não podemos esquecer que os espermatozoides nadam. Por isso, este muco que, nesta altura, é muito mais líquido do que no resto do ciclo, facilita a suadeslocação.
É por isso que devemos ter em atenção o aspecto do muco vaginal durante o ciclo menstrual quando tentamos engravidar.
Os espermatozoides dirigem-se para as trompas de Falópio, passando primeiro pelo útero. É nas trompas que ocorre a fecundação (depois de fecundado é que o óvulo vai para o útero).
Só alguns milhares de espermatozoides chegam às trompas (os mais fortes). A maioria morrepelo caminho.
A mulher pode ficar grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos, ela mantiver relação sexual com o parceiro e um espermatozoide (célula reprodutora masculina) entrar no óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozoide), na tuba uterina, chama-se fecundação.

2. PRÉ-NATAL

Ao saber que está gestante a mulher deve iniciar imediatamente um pré-natal. As consultas de pré-natalsão avaliações do estado da gravidez, como forma de prevenir, controlar e tratar possíveis irregularidades na gestação.
Assim, a primeira consulta serve como um meio de levantamento de dados das pacientes grávidas, a fim de ser estabelecido o calendário de consultas do pré-natal, bem o cálculo da idade gestacional (IG), e a data provável do parto (DPP).
As consultas deve ser estabelecidas emintervalos, deve ser estabelecido um calendário de consultas pré-natais, obedecendo a um intervalo mensal (4 semanas) até a 30ª semana de gestação, quinzenal da 31ª semana a 37ª semana, semanal da 38ª a 40ª semana e 2 vezes por semana da 41ª a 42ª semana da gestação.
Portanto, é necessário que se cumpra o calendário programado a partir do período gestacional no qual a paciente se encontra, levandoem consideração as possíveis complicações e/ou riscos materno ou perinatal, de modo que as consultas devem possuir datas previstas, como forma de garantir um bom andamento da gestação.

2.1. FICHA CLÍNICA DE PRÉ-NATAL

Na primeira consulta de pré-natal é dado a ficha clínica, que a grávida preenche com todos os seus dados, essa ficha é de fundamental importância, que é através dela que aobstetra passa a conhecer um pouco da sua paciente.

3. EVOLUÇÃO DO FETO

3.1. OS PRIMEIROS TRÊS MESES DE GRAVIDEZ

O desenvolvimento do feto passa a ser influenciado principalmente a partir do 17º dia após a concepção. Mas como a maioria das mulheres não sabe que está grávida neste período, o ideal é que a dieta seja adequada sempre, estando a mulher grávida ou não. Nas primeiras dez semanas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indigenas
  • indigenas
  • Indigenas
  • indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas
  • Indígenas
  • Indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!