INCURSÃO EM PISTA (RUNWAY INCURSION - RI): FALTA NORMALIZAÇÃO OU APENAS DESCUMPRIMENTO DE NORMAS VIGENTES?

3855 palavras 16 páginas
1
INCURSÃO EM PISTA (RUNWAY INCURSION - RI): FALTA NORMALIZAÇÃO OU
APENAS DESCUMPRIMENTO DE NORMAS VIGENTES?
Luís Evandro da Silveira Azeredo1

Resumo
O presente artigo tem por objetivo tratar sobre uma questão, a qual pode ser identificada como uma das mais sérias ameaças à Segurança Operacional na
Aviação.
“Qualquer ocorrência em um aeródromo que envolva a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na zona protegida e reservada a pousos e decolagens” caracteriza uma incursão em pista.
Serão apresentados alguns conceitos, principais registros históricos, as normas vigentes, estratégias empregadas para a prevenção e também, os principais fatores causais dessas incursões.

Palavras-chave: Incursão em Pista, aeronave, prevenção e controle de tráfego aéreo.

1. Introdução
A questão da Runway Incursion - RI (termo em inglês utilizado para Incursão em Pista) é uma preocupação constante da Segurança Operacional na Aviação, notadamente quando as operações aéreas acontecem em aeroportos congestionados, com pistas de táxi que cruzam as de pouso e decolagem. Porém, tal evento não é privilégio apenas de grandes aeroportos, pois ocorre também em aeródromos de menor movimento, provocando assim, um risco iminente.
Em outros tempos, quando não eram frequentes as pesquisas e análises dos Bancos de Dados, acreditava-se que Runway Incursions eram provocadas pela simples queda ou perda do alerta situacional dos profissionais envolvidos. Contudo, as pesquisas mostraram que a redução na qualidade e na precisão da comunicação entre o controle de tráfego aéreo e os outros atores do cenário operacional de um aeroporto é que determina este tipo de incidente ou acidente.
1

Aluno do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica da UNITAU. Controlador de Tráfego

Aéreo. Curso de Prevenção em Segurança - Nível Proteção ao Voo (CENIPA), Curso de Supervisor de
Segurança de Aviação (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval) e Curso de Supervisor

Relacionados