InCult Comunicação

1013 palavras 5 páginas
21.03.14
Release / Informe geral

Pesquisa revela perfil da Educação Infantil na Bahia

Dados serão divulgados no III Encontro Estadual do Proinfância, que acontece em Salvador, em 28 de março. Evento discute políticas públicas do setor

A qualidade da Educação Infantil na Bahia e o que fazer para melhorar as respectivas políticas públicas serão assuntos discutidos no III Encontro Estadual do Proinfância, que acontece em Salvador. Durante o evento, as pesquisadoras da Faculdade de Educação da UFBA divulgarão os resultados finais de uma extensa pesquisa desenvolvida em 244 municípios do interior baiano. Com o tema “A Educação Infantil no estado da Bahia: os desafios estão postos! E o que estamos fazendo?”, o encontro acontece em 28 de março, das 7h30 às 17h, no Hotel Fiesta.
Os dados da pesquisa permitem estabelecer o perfil da educação, oferecida na Bahia, às crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade. Segundo a coordenadora do projeto, Marlene dos Santos, os resultados da investigação evidenciam uma melhora em alguns aspectos da Educação Infantil nos municípios, mas afirma que ainda há um longo caminho a percorrer para resolver as fragilidades encontradas.
O relatório da pesquisa mostra que 43% das instituições pesquisadas já possuem um setor específico para a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação. Porém, 57% dos municípios ainda não possuem esse setor. “Ter um setor específico para a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação evidencia o lugar que a Educação Infantil ocupa no projeto de educação dos municípios e nas políticas públicas municipais”, ressalta Marlene dos Santos.
A coordenadora do Proinfância afirma que outro problema, na Bahia, é quanto ao nível de instrução dos professores da Educação Infantil. Dados do Censo Escolar 2010 mostram que praticamente a metade dos professores que atuam na Educação Infantil não possui formação superior completa (49,4%); desses, 0,2% possuem ensino fundamental incompleto;

Relacionados

  • GUIA UERJ
    29475 palavras | 118 páginas
  • 122958626 Igualdade E Liberdade Norberto Bobbio
    28437 palavras | 114 páginas