Incoterms - gestão de suprimentos e logística (gsl)

1722 palavras 7 páginas
INCOTERMS
Gestão de Suprimentos e Logística (GSL)

Os Incoterms teve sua origem no ano de 1936, em Paris, na Câmara de Comércio Internacional (CCI), com a finalidade de administrar conflitos decorrentes de contratos internacionais firmados entre exportadores (vendedores) e importadores (compradores). Desde então houveram algumas mudanças devido a evolução tecnologica, como em 1976, onde os termos foram atualizados para o transporte aéreo, além do marítimo já existente. A última revisão ocorreu em 2010, que pode ser aplicado tanto em contratos internacionais quanto em domésticos.

No comércio internacional as negociações de compra e venda devem estar protegidas sob um acordo, onde serão estabelecidos diversos aspectos, riscos e responsabilidades em que o exportador e importador estão envolvidos.

Para se definir de forma precisa o momento de transferência entre as partes as responsabilidades e custos, são utilizados os Incoterms, um conjunto de regras que ajudam na simplificação da definição dos direitos e obrigações nas negociações internacionais.

É de fundamental importância que os termos e condições de entrega da mercadoria, uma vez definidos no momento da negociação passem a ser expressos pelo Incoterms equivalente em todos os documentos que compõe a operação tais como:

• Pedido de Compra • Fatura Comercial • Apólice de Seguro • Documentos bancários • etc.

Assim todos os envolvidos na cadeia logistica saberão com exatidão onde começa e onde terminam a responsabilidade entre as partes pela entrega da mercadoria.

Criados em 1936 pela CCI – Câmara de Comércio Internacional, os Incoterms embora não obrigatórios, são uma referência mundial para definir direitos e obrigações contratuais relativas a entrega das mercadorias. São atualizados constantemente para acompanhar a evolução das regras do comércio internacional.

Os Incoterms sofrem

Relacionados