Incorporações dos mitos sumérios na mitologia judaica-cristã

962 palavras 4 páginas
Abril/2013
Incorporações dos mitos sumérios na mitologia judaica-cristã
O que é considerado um mito? De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, mito é: “relato simbólico, passado de geração em geração dentro de um grupo, que narra e explica a origem de determinado fenômeno, ser vivo, instituição, costume social”. Informalmente, podemos definir o mito como o que as pessoas agregam de acordo com a sua cultura. Poderíamos chamá-lo de senso comum, já que as pessoas tem esse “consenso”, mas não sabem como adquiriram esse conhecimento ou como ele surgiu exatamente.

Talvez a mais famosa herança dos sumérios seja o Código de Hamurabi. Hamurabi foi o sexto rei babilônico da primeira dinastia, e o primeiro Imperador do Império Babilônico, reinou por aproximadamente 58 anos. Apesar do código ter seu nome, não foi Hamurabi quem escreveu todas as leis. O código é, na realidade, uma compilação das leis não escritas, ou seja, dos mitos que os sumérios já seguiam inconscientemente. O que Hamurabi fez foi formalizar os mitos em um código escrito, para que todos os sumérios que tivessem algum problema jurídico/civil, tivessem uma fonte confiável e sólida para tirarem suas dúvidas sobre o que regia no reino, qual a maneira correta de resolver seu conflito.
As leis da mitologia judica-cristã, são oriundas principalmente de Moisés, que de acordo com a bíblia, foi um profeta, um líder religioso. Até hoje é o profeta mais importante do judaísmo, e também é um grande profeta para os muçulmanos, além de ser considerado um símbolo das leis de Deus pelo cristianismo. O mito diz que ele recebeu os dez mandamentos diretamente de Deus no Monte Sinai, entretanto, podemos considerá-lo um legislador, que foi criado como um príncipe do Egito, antes de se rebelar e libertar os escravos judeus. Por ter sido criado pelos egípcios para ser um governante, ele teve acesso à cultura egípcia, às leis que eram seguidas pelo povo, como o reino era administrado e foi capaz de passar e

Relacionados

  • Cura por remedios
    8003 palavras | 33 páginas
  • Maçonaria 100 instruções do grau de aprendiz
    124646 palavras | 499 páginas
  • Historia de sc
    151339 palavras | 606 páginas
  • questões
    157194 palavras | 629 páginas