Inconstituição e importância do campo da pedagogia

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 25 de junho de 2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Aluno: Priscila Trinta da Silva - 1º Período
Turma: 4
Professora: Daiana Crús

Importância do Campo da Pedagogia
Introdução
Numa definição sintética, Pedagogia, palavra oriunda do grego (paidagogia), é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar. 
A Pedagogia compreende um conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educaçãobaseados no estudo de idéias de determinada concepção de vida (filosofia), e no aprofundamento de algumas ciências humanas (psicologia, sociologia etc).
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Desde então, o ensino transformou-se em novas propostas educativas.
A definição do conceito de pedagogia passa pelo entendimento dedois outros componentes do ato educativo. O primeiro é a idéia de educação, que é uma situação temporal e espacial determinada em que ocorre a relação ensino-aprendizagem, seja ela formal ou informal. Em outras palavras, trata-se da transmissão de informações para que sejam armazenadas e transformadas em conhecimento.
Desenvolvimento
Os métodos de ensino sucederam-se uns aos outros, sempre nointuito de apresentar ao aluno uma aprendizagem de acordo com a sua faixa etária.
Com o bacharelado, o pedagogo tinha o direito de ocupar cargo de técnico de educação no Ministério de Educação, campo profissional muito impreciso quanto as suas funções. Com a licenciatura, o curso normal se constituía como seu principal local de trabalho, embora não exclusivo deste profissional, pois o diploma deensino superior bastava para lecionar no curso normal, critério estabelecido pela Lei Orgânica do Ensino Normal.
No início dos anos 60, a educação brasileira teve a sua padronização com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- 4.024/61-, a qual foi promulgada depois de um longo processo de discussão, e no ano seguinte ocorreu a primeira regulamentação específica docurso de Pedagogia, o Parecer CFE 251/62 de autoria do conselheiro Valnir Chagas.
Neste período, questionou-se a existência do curso de Pedagogia no Brasil. A discussão se encaminhava na direção de oferta e das condições de trabalho aos profissionais em educação, formado pelo curso. Na medida em que a formação do professor primário deveria se dar em nível superior e a de técnicos em educação emestudos posteriores ao da graduação, o curso de Pedagogia na atual estrutura curricular tornava-se obsoleto.
O perfil mais preciso desenhado por este parecer, causou a reorganização curricular; tendo uma base comum de disciplinas todos os profissionais da educação e uma parte específica composta por disciplinas de acordo com cada habilitação. Como conseqüência do contexto histórico - político eeconômico da sociedade brasileira, influenciada pela norte-americana, a parte específica baseava-se numa concepção tecnicista de educação e dos aspectos circunscritos a ela.
A organização curricular destinou-se predominantemente a formação do Especialista em Educação (supervisor escolar, orientador educacional, administrador escolar, inspetor escolar). Neste sentido, característica do currículoanterior, continuava presente na nova estrutura do curso, apenas sobre uma outra forma de organização curricular.
Com a Reforma de Ensino de 1õ e 2õ graus- Lei 5692/71, os cursos superiores de formação (Licenciaturas) sofreram modificações, objetivando ajustá-los as necessidades criadas pela mencionada reforma. Alguns instrumentos foram elaborados, a fim de direcionar os cursos.
A formação doprofessor e um aspecto fundamental para se pensar a educação por tratar-se de um espaço determinado pelas políticas publicas e portanto de reprodução do projeto neoliberal deste governo - e, também determinante da realidade da sala de aula, da organizacao escolar e da atuacao dos
profissionais da educacao. ô e, portanto, ainda, espaco de resist“ncia e
revolucao de tais princıpios e concepcá es...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia e sua importância
  • pesquisa de campo pedagogia
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DO MOVIMENTO
  • A importancia da administração como campo de conhecimento
  • Importância do campo eletromagnético
  • A IMPORTANCIA DA PEDAGOGIA HOSPITALAR
  • A importância da Pedagogia Hospitalar
  • A Importância da Psicologia para a Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!