Inconfidência Mineira

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
 Inconfidência Mineira
Causas, consequências e datas
Tiradentes
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foicriado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
Junto com vários integrantesda aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Andressa: Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, omovimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o exílio.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligavao Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional.

Inconfidência Mineira
Inconfidência significa falta de fé ou de fidelidade para com alguém, especialmente para com o Estado ou o soberano.
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta dopovo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industriale comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.

Causas 
Neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses.Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem  ter pagado o imposto) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano).

Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ouseja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região nãoconseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inconfidencia mineira
  • Inconfidencia mineira
  • INCONFIDÊNCIA MINEIRA
  • inconfidencia mineira
  • Inconfidência Mineira
  • inconfidencia mineira
  • A INCONFIDENCIA MINEIRA
  • Inconfidência Mineira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!