iNCOMPLETO - UCRRANIA

547 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho retrata a recente crise político-institucional na Ucrânia.
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a União Europeia, onde a sua relevância encontra-se em vários fatores como a produção agrícola, Litoral do Mar Negro e a produção de energia.
Neste momento a Ucrânia é uma nação em processo de mudança. Um país com 46 milhões de habitantes e o segundo maior pais da Europa. No seculo XIX, a Ucrânia foi anexada ao Império Russo e após a Segunda Guerra Mundial o pais pertenceu á União Soviética e era um dos principais produtores agrícolas. Após o colapso da União Soviética em 1991 a Ucrânia manteve sempre relações próximas com a Rússia e permitiu a sua frota naval operasse em pelas suas águas. A Ucrânia é rota também para os gasodutos russos que exportam gás natural para a Europa. Em 2004 os Ucranianos fizeram o seu primeiro protesto popular devido as suspeitas de fraude nas eleições onde Viktor Yanukovitch ficou afastado do cargo, as seguintes eleições deram vitória a Victor Yushchenko na primeira eleição democrática do país. Tudo começou em Novembro de 2013, quando o ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich abandonou o de comércio livre com a União Europeia e se aliar á Rússia onde este incluía uma ajuda financeira, descontos no preço do gás produzido pela Rússia e comprado pela Ucrânia e a promessa de uma zona de comércio livre. A quebra do acordo com a União Europeia foi o culminar para um governo que sofria desgastes com problemas como a economia sem crescimento, corrupção endêmica e a falta de reformas políticas. Os Ucranianos neste caso denominados como Pró-ucranianos temendo novamente a influência Russa decidiu sair as ruas e contestar essa decisão.
Após três meses de protestos o parlamento votou pela destituição do presidente Viktor Yanukovich e anunciou eleições presidenciais antecipadas para 25 de maio. Aleksandr Turchinov, presidente do Parlamento, assumiu como presidente interino.

“A

Relacionados