Inclusão Gigital

464 palavras 2 páginas
Inclusão digital no Brasil está acima da média mundial
O Brasil ainda está no meio do caminho em inclusão digital, afirmou nesta terça-feira o economista e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Uma pesquisa estudou a inclusão digital brasileira através das plataformas de celular, internet, telefonia (fixa) e computador (residencial), e desenvolveu o Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (ITIC) brasileiro.
Enquanto em muitos países o celular é um instrumento de felicidade, como na Arábia Saudita, Uruguai, Polônia ou Israel, esse mesmo fenômeno não acontece com os brasileiros. Segundo o economista, "o Brasil é um dos raros países do mundo onde o grau de felicidade não aumenta com o uso dessa plataforma". Segundo a pesquisa patrocinada pela Fundação Telefônica/Vivo, o Brasil ocupa 72ª posição no ranking mundial de inclusão digital, entre os 156 países pesquisados, com 51,25% da população com algum tipo de acesso as plataformas pesquisadas, pouco acima da média global que é de 49,1%.
Segundo Neri, professor do Centro de Políticas Sociais da FGV, o ITIC mostra que o celular é a plataforma que alavanca os índices brasileiros, e que é preciso investir mais nesse dispositivo para que inclusão digital no país cresça.
"O celular é um dispositivo que está, onde os brasileiros mais pobres estão. Como plataforma para gerar inclusão social, ele é uma plataforma privilegiada”. Afirmou Neri

Entre as cinco primeiras capitais melhores ranqueadas no ITIC, três fazem parte da região sul do país. Florianópolis em primeiro lugar com 77,06% de abrangência em alguma plataforma digital, seguida de Curitiba em terceiro no ranking com 75,88%, e Porto Alegre em quinto, com 72,02%.
- O que a pesquisa mostra é que não são nos grandes municípios que encontramos as melhores taxas. E sim naqueles onde o IDH é melhor, onde as classes AB são grandes e onde a quantidade de universitários são maiores. Esses municípios por ficarem próximos aos grandes centros

Relacionados