INCLUSÃO ESCOLAR, COM A VOZ OS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE JATAÍ - GO.  

3073 palavras 13 páginas
INCLUSÃO ESCOLAR, COM A VOZ OS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE JATAÍ – GO.

HELLEN ROSÂNGELA CARLOS CARVALHO FERREIRA¹

Resumo: Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia com ênfase em ensino especializado e educação inclusiva da Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin, sob a orientação do professor Ênio Fonseca. Tem como objetivo averiguar a relevância que os coordenadores pedagógicos e professores regentes dão a inclusão escolar na cidade de Jataí – GO e observar como são trabalhados os conteúdos com alunos que apresentam necessidades educativas especiais.

Palavras chave: Inclusão – Educação Infantil – Importância – Formação de professores

Summary: Project presented as partial requirement to obtainreview in the course of Graduate Psychology with an emphasis on special education and inclusive education at the Faculty ofTechnology Team Darwin, under the guidance of Professor ErnieFonseca. It aims to assess the relevance of the pedagogical coordinators and school teachers give school inclusion in the city of Jataí - GO and observe how the contents are worked with students who have special educational needs.

Keywords: Inclusion - Early Childhood Education - Importance -Training of teachers

INTRODUÇÃO

Meu interesse em desenvolver a pesquisa sobre este tema surgiu a partir de uma aula da disciplina “Educação Inclusiva” do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia com ênfase em ensino especializado e educação inclusiva, na qual o professor explicava o processo de segregação, integração e inclusão escolar.
De acordo com Misès (1977), antigamente as pessoas que apresentava alguma deficiência, seja ela física ou mental, eram vistas como as que poderiam corromper a sociedade dita “normal”. Na Grécia antiga aqueles vistos como “anormais” eram sacrificados, na Idade Média os que não eram mortos teriam que ser excluídos da

Relacionados