INCLUSÃO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

846 palavras 4 páginas
SANTOS, L. I. S.; CICHELERO, M. INCLUSÃO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES. Polifonia, Cuiabá, MT , v .19, n.25, p.197 222, jan./jul., 2012.

Por meio deste artigo, as autoras mostram as metodologias utilizadas para desenvolver um curso de língua inglesa online, usando a plataforma e-ProInfo, disponibilizada pelo MAC. Neste trabalho, as autoras apresentam uma proposta de formação continuada, usando a tecnologia como um meio de informação e comunicação, a qual foi desenvolvida com um grupo de professores de língua inglesa da rede estadual de ensino do Mato Grosso e contou com a participação de diversos municípios, entre eles; Colíder, Sinop, Nova Ubiratã, Itanhangá, Itaúba, Nova Santa Helena, Santa Carmem e Vera. Os docentes, através do letramento digital, o qual é a capacidade que o indivíduo tem de responder, avaliar criticamente, demandas sociais e culturais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita, comunicação, etc no meio digital.
As autoras, no primeiro de treze tópico discutidos no texto, explica que é por meio da linguaguem que os indivíduos são inseridos no mundo e que a língua é vista como a primeira e principal fonte sociocultural constituída (HALL, 2002, BAKHTIN, 1999), pode ser encontrada em qualquer tipo de prática social seja da forma escrita, como em textos acadêmicos, oral, etc. A educação linguística é vista como além de uma única língua e além da letra, relacionando a cores, sons, imagens do multilíngue e semiótico. Logo, se faz necessário a inserção da língua em diferentes contextos sociais e diferentes situações, desenvolvendo não somente as práticas de leitura e escrita, pois esse letramento deve fugir da simples codificação e decodificação da língua escrita, que seja fenômenos de natureza social, em constante transformação, considerando os multiletramentos. Tal letramento que deve urgetemente ser inserido na formação docente.
Visto a necessidade

Relacionados