Inclusão dicital - a Informática como ferramenta de cidadania

4616 palavras 19 páginas
INCLUSÃO DIGITAL
A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE CIDADANIA.
José de Ribamar de Jesus Costa
Tutor Externo Fábio Daniel M. Sampaio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de Tecnologia da Informação (GTI0088) – Seminário da Prática II
16/06/2014
RESUMO
O século XXI tem uma característica marcante, a necessidade de maior Inoclusão Digital. Pois neste século é notório o alto desenvolvimento científico e tecnológico.
A todo instante mais e mais serviços são oferecidos de forma eletrônica/digital. Dificilmente um cidadão consegue passar um dia inteiro sem fazer uso de aplicações que envolvem informática e computadores; seja ao pagar a passagem no transporte coletivo, ao realizar suas compras na padaria da esquina, ao retirar documentos pessoais, fazer uma consulta médica, se inscrever em um concurso público ou mesmo registrar um boletim policial. Paralela a essa realidade estão as desigualdades sociais e econômicas em que nosso imenso país está mergulhado. Considerando a extensão territorial do
Brasil e seu histórico quadro de má distribuição de renda, não é difícil vislumbrar o esmagador contingente de pessoas que ficam de fora da chamada “Sociedade da informação”. Buscando contrapor essa realidade, diferentes setores da sociedade tem se mobilizado no que costuma ser chamado de “Inclusão Digital” que nada mais é do que o processo de permitir que as pessoas que estão à margem da sociedade da Informação, tenham acesso aos recursos tecnológicos atuais e deles façam uso para sua alocação ou recolocação não apenas no mercado de trabalho mas também nesta moderna sociedade que a cada minuto faz uso de avançados recursos de tecnologia.
Palavras-chave: Informática, Inclusão Digital, cidadania.

1 INTRODUÇÃO
1.1 O ATUAL QUADRO DE EXCLUSÃO DIGITAL
O desenvolvimento da informática, ou melhor das chamadas TICs (Tecnologias da
Informação e Comunicação), trouxe considerável melhoria na condução dos trabalhos, pesquisas, lazer, forma

Relacionados