Inclusao

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA



ANGÉLICA CRISTINA ALVES













INCLUSÃO SOCIAL













Assis SP
2011

ANGÉLICA CRISTINA ALVES













Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas 2°semestre de:
Comunicação e Linguagem: Profª Lilian Salete.
Psicologia da Educação: ProfªDaniele Fioravante.
Educação e Diversidade: Prof. Fábio.
O trabalhodo pedagogo no espaço educativo: Profª Vilze Vidotte Costa.Tutora Eletrônica: Nayad Pereira Abonizio.








Assis/SP 2011




























Introdução



Ao refletir sobre a intencionalidade de toda ação educativa praticada por professores em situações planejadas de ensino aprendizagem, uma pergunta interpõe-se entre as inquietações dos educadores: como organizar tempo, espaço eprocedimentos didáticos que possam, efetivamente, favorecer o processo de ensino-aprendizagem das crianças pequenas? Refletir sobre as experiências educativas cotidianamente oferecidas ás crianças ao caracterizar os ritmos e as distribuições do tempo do dia-a-dia que as crianças pequenas passam nos contextos das instituições infantis é possível inferir uma pedagogia cuida e educa e que, ainda queirrefletidamente em muitos casos, veicula atitudes, hábitos, e esquemas de comportamento, Investigar a programação de atividades na educação infantil implica contestar, em primeiro lugar, a posição reiteradamente encontrada de que o essencial para o educador que nela atua é agir com espontaneidade na relação direta com as crianças, sem planejar e padronizar sua intervenção. Assim sendo, as atividades têmque ser planejadas para incitar um caminho estimulador que deixe evidente para o educador o que se quer expor para a criança, como obter e como avaliar o que de fato.
Para Proença (2004, p. 14): Em qualquer trabalho pedagógico, é fundamental que seja explicitada a concepção que se tem como norteadora da proposta desenvolvida, além de se ter clareza de por que e para que uma criançapequena vai à escola. Há vários objetivos que permeiam o trabalho de educação infantil na articulação entre o cuidar e o educar em especial a construção da sociabilidade, da aprendizagem e independência em prol de sua autonomia, bem como os cuidados necessários à sua higiene, à alimentação, à segurança, às brincadeiras e ao vínculo afetivo.Questionamento ao professor (a)


1- Considerando as dificuldades do aluno, ligadas ao desenvolvimento e á aprendizagem, qual a maior dificuldade que o professor encontra, ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula?

2- Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobre isso? De que forma você lida comessa situação?

3- O quê se torna essencial na relação professor e aluno, para que o aluno que apresenta alguma dificuldade não desista de estudar?

4- Como avaliar um aluno que não consegue aprender com a mesma facilidade que os demais alunos da sala?

Resposta (professor)
1- A maior dificuldade é quando encontramos diversas leis que garantem o direito do aluno especialfreqüentar uma sala regular. Mas do outro lado tem nós professoras que não temos habilitação especifica para trabalhar, com esse aluno que necessita da inclusão, mas com atendimento especializado. Não basta só incluir tem que trabalhar o desenvolvimento e aprendizagem desse aluno.

2- Não sou uma professora realista trato o aluno especial igual ao outros, nós professores devemos conduzir nossas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao
  • INCLUSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!