inclusao e cidadana

1270 palavras 6 páginas
FADIMAB – FACULDADE PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS
Curso: Pedagogia
Disciplina: Inclusão e Cidadania
Período: 2013.2
Professora: Jaqueline Matias
Aluno: Tatyane de Sousa Lins

ATIVIDADE DE REVISÃO
1. De acordo com Mantoan a educação vive um momento de crise de paradigmas e segundo ela “toda crise de paradigmas é cercada de muita insegurança, mas também de muita ousadia para buscar outras alternativas, novas formas de interpretação e de conhecimento que nos sustentem e nos norteiem para a realização da mudança”.
A partir desta afirmação descrevam quais os principais aspectos da educação e da escola estão sendo questionados, bem como quais os novos paradigmas em relação à escolar (e a inclusão) estão sendo apresentados.

R- Mantoen analisa a instituição escolar como uma estrutura complexa, onde seu parâmetro universal é baseado na homogeneidade, onde a perspectiva educacional visa igualar e normatizar de forma generalizada seus alunos, contudo sabemos que cada individuo que integra o corpo discente da escola possui suas características, perspectivas, e particularidades únicas, porém começamos a enxergar a relação conflituosa que as instituições de ensino vivem, a homogeneidade ( de ações, regras, e ensinamentos pré-estabelecidos) e a heterogeneidade ( de vidas, sonhos, desejos, e subjetividades, dos que a integram) e a inclusão( não só do alunado deficiente, mais também de todos que tem seu direito à educação negado).
O foco central que faria as interligações entre os padrões, diferenças, e a inclusão, seria a diversidade, pois através do respeito e compreendi mento que a comunidade e composta por ela, que é possível haver mudança.
A nova politica escolar ressalta a diversidade na escola de forma positiva, ou seja, defende que: deve-se canalizar aqueles pontos positivos que aquele aluno possui para, a partir dai, superar os pontos negativos apresentados e, assim, inclui-lo, porém essa prática geralmente não ocorre, pois ao constatar uma não

Relacionados

  • RESUMINDO FILOSOFIA
    3340 palavras | 14 páginas
  • Direitos e deveres do consumidor
    3402 palavras | 14 páginas
  • Serviço Social, direitos e Cidadania
    5421 palavras | 22 páginas