Inclusao Digital

Páginas: 2 (362 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
Inclusão digital: o que é ea quem se destina ?

O termo “inclusão digital” , de tão usado , já se tornou um jargão . É comum ver empresas e governo falando de democratização de acesso e inclusãodigital sem critério e sem presta atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto , ainda mais no brasil com tantas dificuldades – impostos,burocracia, educação – para facilitar o acesso aos computadores.
É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhor os condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda de tecnologia.A expressão nasceu do tempo “digital divide” , que em inglês significa algo como “divisória digital” . Hoje , a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente correta.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “ alfabetizar a pessoa em informática , mas tambémmelhorar as quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê a bâ do informatiquês , mas mostrando como ela pode ganha dinheiro e melhor ensino de vida cmajuda daquele monstrenfo de bits e bytes que de vez em quando trava.
O erro de interpretação é comum , porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente da pessoas eapenas ensiná-las a usar Windows e pacotes de escritório. A analogia errônea tende a irritar os especialistas e ajuda a propagar cenários surreais da chamada inclusão digital, como é o caso decomunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha , mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar á internet ou porque faltam professores qualificando para repassar oconhecimento necessário.
Desde a década de 90, acadêmicos e especialistas em tecnologia da informação (TI) deram inicio a uma serie de debates sobre um quando preocupante e que pouco mudou: os países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!