Inclusão

Páginas: 25 (6155 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2013
INCLUSÃO: UM DIREITO DE TODOS

Kátia Soane Santos Araújo
Tânia Maria Hetkowski

RESUMO

A inclusão é o processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social. O alicerce para essa integração é a escola, as políticas públicas garantem essa implantação baseada em Leis que lutam pela igualdade e pelo direito à educação para todos. A LDB/96 assegura esse direito às pessoas comnecessidades educacionais especiais, exigindo adequação de currículos, métodos, técnicas e recursos para atender as especificidades, porém a realidade de hoje demonstra que as instituições de ensino não estão preparadas e nem estruturadas para receber a nova demanda. Teóricos como Werneck (1997) e Gallo (1999) acreditam que a segregação não auxilia nem os deficientes como também os considerados normaise que a escola deveria através do currículo, valorizar as diferenças e competências de cada indivíduo.
PALAVRAS-CHAVE – INCLUSÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

INTRODUÇÃO
A escola é direito de todos. Esta frase inquieta muitos professores quando constatam em suas salas de aulas a realidade da diversidade humana. A origem da educação tradicional fez com que algunsprofissionais de educação despertassem o desejo de nivelar os conhecimentos dos alunos. A proposta da educação inclusiva deu um novo aspecto à educação visando um olhar diferenciado as singularidades humanas.
Através dos questionamentos dos colegas de profissão e na busca da fundamentação dessa nova perspectiva de educação é que tomo a INCLUSÃO como objeto de estudo visando conhecer eidentificar os fatores que permeiam essa proposta.

Os estudos foram baseados na Declaração de Salamanca, Carta para o Terceiro Milênio, Convenção de Guatemala, Declaração das Pessoas Deficientes, Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão, Leis como: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB – Educação Especial, Estatuto da Criança e do Adolescente,Programa de Complementação aos Atendimentos Educacionais Especializados às Pessoas Portadoras de Deficiência, Plano Educacional de Educação - Educação Especial e decretos como: Decreto nº2. 208/97 – Regulamenta Lei 9.394 LDB; Decreto nº3. 298/99 – Regulamenta a Lei nº. 7.853/89; Decreto nº914/93 – Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, documentos estes que legitimaram asdiscussões sobre a política de inclusão a este artigo.

Obras de Santana (2003), Wang (1995), Blanco (2002), Werneck (1997) E Gallo (1999) foram essências no fortalecimento das discussões a respeito das diferenças na educação brasileira.

Assim, o objetivo deste trabalho foi buscar suporte teórico sobre educação inclusiva com pessoas com necessidades educacionais especiais na finalidade decompreender e aprofundar estudos no que se refere às políticas públicas de inclusão, bem como as reflexões das normas da educação regular.

INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPÉCIAIS

1 - HISTÓRICO DO PROCESSO INCLUSIVO

Muito se tem falado e escrito sobre “Inclusão” que tem como princípio a inserção de pessoas com deficiência no âmbito social. De acordo com a ConstituiçãoFederal (1988) Art. 205 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Quando se afirma que “A educação é direito de todos”, faz-se necessário compreender que a educação está baseada na aceitação dasdiferenças e na valorização do indivíduo, independentes dos fatores físicos e psíquicos. Nesta perspectiva é que se fala em “Inclusão”, onde todos tenham os mesmos direitos e deveres, construindo um universo que favoreça o crescimento, valorizando as diferenças e o potencial de todos.

Antigamente pessoas que nasciam com alguma deficiência eram separadas, afastadas de qualquer convívio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!