Inclusão

Páginas: 30 (7278 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014























ROSIANE RODRIGUES DOS SANTOS ARAUJO












título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, se Houver






Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.











ARAUJO, Rosiane Rodrigues dos santos. Escolainclusiva: O Brincar como instrumento de inclusão. Ano de realização. Número total de folhas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação – Licenciatura de Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná. Linhares E.S, 2014.
RESUMo
O projeto de ensino está inserido na modalidade da docência da educação infantil contemplando o processo da escola inclusiva e obrincar como instrumento de inclusão. O objetivo principal é abordar a importância do brincar como instrumento de APRENDIZAGEM DE inclusão NUMA proposta lúdica de ensino, destacando as suas implicações dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais.
Do mesmo modo, procurou- se investigar a história da educação inclusiva no Brasil e as leis que alicerçam a sua prática, o trabalhodo professor como mediador da aprendizagem o seu envolvimento de ensino e a propor o brincar como um dos suportes para o desenvolvimento da criança. A visão de escola inclusiva, criada a partir da famosa Declaração de Salamanca (1994) em nosso país toma uma dimensão que vai alem da inserção dos alunos com deficiências, pois esses não são os únicos excluídos do processo educacional.
Diante dessecenário, sente-se a urgência de incluir a criança com necessidades especiais no ensino regular, a partir da educação infantil. O princípio da inclusão escolar deve iniciar na educação infantil, pois é na infância que as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global da criança são desenvolvidas. Segundo PIAGET (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha odesenvolvimento da inteligência da criança, vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Muitos estudos sinalização o brincar como um instrumento indissociável do desenvolvimento da criança, este movimento não é instantâneo e nem garantido, se faz necessário ampliar as discussões, reflexões e leituras.
Palavras-chave: inclusão, criança, brincar, professor, aprendizagem


SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 1
2 Revisão Bibliográfica 3
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino 13
4 Considerações finais 24
5 REFERÊNCIAS 25
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho procura, responder a uma necessidade que tem vindo a fazer-se sentir no campo da Educação Especial, a inclusão dos alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, um dos temas mais debatidos em nosso paísnas últimas décadas.
O projeto de ensino oferece uma linha de pesquisa sobre a docência da educação infantil e o tema principal propõe a questão do brincar como instrumento de inclusão na educação infantil.
Este tema, durante muito tempo, ficou restrito ao debate em congressos e textos da literatura especializada, tornando-se hoje, proposta de intervenção amparada e fomentada pela legislação emvigor, e determinante das políticas públicas educacionais tanto em nível federal, estadual e municipal.
Tendo em vista toda essa problemática procura-se saber como ocorreu processo de inclusão dessas crianças portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino e que medidas devem ser tomadas para sua concretização.
Sabe-se que cada criança apresenta especificidades diferentes, poiscada ser humano é único, especialmente aqueles que possuem algumas limitações que dificultam a sua relação com o outro.
Á pratica do professor em relação ao processo ensino aprendizagem da pessoa com necessidade especial é muito importante. A escola tem de adequar seu currículo de acordo com as possibilidades de seus alunos, as habilidades e competências devem ser ajustadas de acordo com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!