inclusão

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014






ALINE ROZARIO AMELIO











INCLUSÃO





















VITÓRIA - ES
ABRIL 2014







ALINE ROZARIO AMELIO













FICHAMENTO
Livro -Cap. I – Inclusão Escolar - O que é? Por  quê? Como fazer?





















VITÓRIA - ES
ABRIL 2014





















Crises deParadigmas
“Conforme pensavam os gregos, os paradigmas podem ser definidos como modelos, exemplos abstratos que se materializam de modo imperfeito no mundo concreto. Podem também ser entendidos, segundo uma concepção moderna, como  um conjunto de regras, normas, crenças, valores, princípios que são partilhados por um grupo em dado momento histórico e que norteiam nosso comportamento, até entrar emcrise, porque não nos satisfazem mais, não dão conta dos problemas que temos que solucionar.” (p. 14)

“Uma crise de paradigma é uma crise de concepção, de visão de mundo e, quando as mudanças são mais radicais, temos as chamadas revoluções científicas.” (p.14)

“A exclusão escolar manifesta-se das mais diversas e perversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do alunodiante dos padrões de cientificidade do saber. Ocorre que a escola se democratizou, abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos. Exclui, então, os que ignoram o conhecimento que ela valoriza e, assim, entende que a democracia é massificação de ensino e não cria a possibilidade de diálogo entre diferentes lugares epistemológicos, não se abre a novos conhecimentos que nãocouberam, até então, dentro dela.” (p. 18)

“Os sistemas escolares estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão determinista, mecanicista, formalista,reducionista, própria do pensamento científico moderno, que ignora o subjetivo, o afetivo, o criador, sem os quais não conseguimos romper com o velho modelo escolar para produzir a reviravolta que a inclusão impõe.” (p. 19)

“Se o que pretendemos é uma escola inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos, quereconheça e valorize as diferenças.” (p. 19)




















Integração ou Inclusão?


































Inclusão Escolar
“Tendemos, pela distorção/redução de uma ideia, a nos desviar dos desafios de uma mudança efetiva de nossos propósitos e de nossas práticas. A indiferenciação entre o processo de  integração e o deinclusão escolar é prova dessa tendência na educação e está reforçando a vigência do paradigma tradicional de serviços educacionais.” (p. 20)

“Os professores do ensino regular consideram-se incompetentes para lidar com as diferenças em sala de aula, especialmente para atender alunos com deficiência, pois seus colegas especializados  sempre se distinguiram por realizar apenas esse atendimento eexageram na sua capacidade de fazê-lo aos olhos de todos.” ( p. 21)

“Os dois vocábulos - “integração e inclusão” - conquanto tenham significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes.” (p. 21)

“O uso da palavra integração refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiêncianas escolas comuns, mas seu emprego dá-se também para designar alunos agrupados em escolas especiais para pessoas com deficiência, ou mesmo em classes especiais, grupos de lazer ou residências para deficientes. “(p. 22)
“O processo de integração ocorre dentro de uma estrutura educacional, que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar, da classe regular ao ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!