inclusão

Páginas: 38 (9448 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
1. Introdução


A análise das propostas da educação inclusiva e a nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que propõe um paradigma fundamentado na concepção dos direitos humanos e da igualdade como um todo, redefine e altera a organização da Educação Especial. Contudo, é necessário entender, os marcos históricos que envolvem toda a temática da educaçãoe os tipos de atendimento desde considerados num campo espiritual dos fenômenos metafísicos até a conceituação de Integração e Inclusão das pessoas com deficiência, e as poucas mudanças relacionadas às práticas sociais e educacionais nos trás entendimento de que pouca coisa mudou e que é preciso avançar mais.
As diferenças dos conceitos de Integração versus Inclusão se não entendidas, podem setornar contraditórias, caso não entendidas e diferenciadas, pois incluir abrange bem mais aspectos do que somente integrar.
Temos também, movimento mundial da inclusão através de documentos internacionais, desencadeada em defesa dos direitos de todos, sem nenhuma discriminação e que nortearam as principais Leis Nacionais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E os aspectosmais relevantes que regem as principais Políticas educacionais de inclusão que pretendem ser promotoras de uma educação de qualidade para todos.
Ainda apresentamos o discurso de instituições em controvérsia ao do poder público, a primeira que diz não praticar a segregação e entende a inclusão em um contexto como acesso pleno aos direitos sociais, independentemente dos espaços físicos que serãoexercidos. Por outro lado, representantes do movimento Inclusão pede que se cumpra a Política de Educação Inclusiva em implantação pelo Ministério da Educação.
A Educação Inclusiva vem sendo tratada ao longo dos anos, mas a prática ainda está muito distante da realidade, surgiram diversos documentos internacionais que dispõem sobre a inclusão, uma legislação brasileira que a defende e um movimentoque apoiam a escola inclusiva, como verificaremos ao longo do trabalho.
Verificaremos também, as propostas da escola inclusiva, e o Atendimento Educacional especializado como complementação e apoio a inclusão. Por fim, nosso entendimento de tudo que analisamos sobre a inclusão e todo o discurso que a envolve e que são irrelevantes se não houver mudanças significativas em todo o sistema educacionalbrasileiro que deve se adaptar à diversidade de seus alunos e partir na defesa de seus direitos.



2. Apresentação


A Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção dos direitos humanos que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, o que implica em uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suasespecificidades atendidas.
A nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pretende assegurar a inclusão escolar dos alunos com deficiência, e orientar os sistemas de ensino para garantir o acesso ao ensino regular, participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. É sobre essa política que faremos a análise a seguir e o quanto ela temprogredido para a sua consolidação na educação brasileira e se efetivado como política pública.
Para isto, precisaremos analisar todo o contexto que envolve a Educação Especial e os rumos das leis e políticas brasileiras, e dos rumos da educação brasileira como que em cada época são apresentados no intuito de incluir todos os alunos.
Observar o Atendimento Educacional Especializado com vistas acumprir o seu verdadeiro papel de:
- Trabalhar as reais necessidades dos alunos, respeitando os ritmos e estilos diversos de aprendizagem, facilitando o processo de inclusão;
- Desenvolver a autonomia dos alunos facilitando a aquisição de seus sistemas de valores;
Favorecer a compreensão de conhecimentos relacionados a aplicação de situações de vida;
- Contribuir para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • INCLUSÃO
  • inclusao
  • INCLUSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!