INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de contribuir com a prática docente de inclusão de alunos, apresenta um estudo baseado na Escola Paulo Freire que é uma escola pública que atende em três turnos por, por ser trabalhar com os alunos de inclusão, o meu objetivoprimeiro é auxiliar nas medidas necessárias para a inclusão, numa perspectiva individual e coletiva, a se apropriar, criticamente, dos conhecimentos que lhes estão à disposição. Minha preocupação centra-se no desenvolvimento e da capacidade dos professores para a buscar e relacionar autonomamente, as teorias com a ação.
Na confluência desse estudo, incluo no trabalho a postura do professor que assumea turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sua identidade (aluno) e suas experiências, assim como as metodologias usadas em sala de aula. A profundarei também nos problemas do ensino aprendizagem, infraestrutura e inclusão, fazendo o uso da ferramenta mais importante da escola, o P.P.P (Projeto Político Pedagógico), assim como o mesmo pode auxiliar na superação das dificuldades dainstituição. Não esquecendo de relatar de relatar a contribuição da formação continuada para a melhoria do ensino aprendizagem na Escola Paulo Freire.




2 DESENVOLVIMENTO
A inclusão que se pretende efetivar nas escolas só é possível se houver respeito as diferenças. Para que os Jovens e Adultos passam aprender adequadamente é preciso considerar o conhecimento que estes estudantes possuem. Os estudantesdo EJA têm conhecimento considerável. Ao pensar na inclusão do aluno com necessidade educacional se deve ter uma preocupação maior porque os alunos da EJA já traz uma experiência de vida e concepções construídas nesta experiência.
O desenvolvimento de escolas inclusivas que ofereçam serviços a uma grande variedade de alunos de uma política clara e forte de inclusão. O desafio do processo deinclusão é conseguir dar a todos os alunos condições igualitárias em relação à aquisição do conhecimento. Assim podemos considerar que um desafios desta década imposta ao educadores é tornar eficaz o processo de inclusão das pessoas com deficiência nas classes regulares. A relação professor-aluno também não deixa de ser importante, pois essa relação é um aspecto fundamental da organização doselementos enriquecedores para aquisição de conhecimentos e da situação didática tendo em vista alcançar os objetivos do processo ensino aprendizagem que se constituem na transmissão e assimilação dos conhecimentos, habilidades e competências. Cabe ao professor conduzir seus alunos em um caminho de melhor acesso aos objetivos que lhes são externos, onde esses caminhos são escolhidos pela sociedade que nospassa um produto pronto e acabado. As relações que se exercem na sala de aula são feitas em função do mestre e de seu aprendiz. Por esse motivo o bom relacionamento na sala de aula é quase sempre tão importante quanto a variedade de métodos e recursos utilizados.
O aluno da EJA em geral, chega a escola com grande receio de não conseguir cumprir com as exigências institucionais e, ao mesmo tempo,apresenta uma visão de escola completamente atrelada à perspectiva em relação a educação, mesmo porque esses alunos vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação entre tantos outros. Resumindo, eles na maioria das vezes carregam a marca da pobreza e de exatamente por esse motivo, não terem a possibilidade de realizar uma trajetória educativa satisfatória e na maioria das vezesprecisa abandonar a escola, ou seja, é evidente que esses alunos da EJA trazem consigo toda uma trajetória de vida que pode interferir no desenvolvimento cognitivo.
A educação é de maneira bancária e contrária a tudo que aprendemos e construímos durante a formação acadêmica, uma educação inclusiva e democrática. A metodologia apresentada pela escola entra em conflito com os estudos desenvolvidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusao e exclusao
  • Exclusão e inclusão
  • Inclusão e exclusão
  • Inclusão ou exclusão
  • INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL
  • Inclusão e exclusão no mundo contemporâneo
  • Esporte para inclusão e exclusão
  • Inclusao Exclusao Das Mulheres Imigrantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!