Inclusão- a evolução de um direito

Páginas: 38 (9449 palavras) Publicado: 24 de julho de 2011
Monografia: Inclusão- A Evolução de um Direito
RESUMO
A pesquisa trata do tema inclusão, desde a Idade Antiga até os dias atuais, em que relata a inclusão social e escolar, visando uma maior integração do deficiente com a sociedade, de maneira onde não haja diferenças, preconceitos, discriminações. As pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão e precisamlutar por eles. Algumas leis já foram criadas para garantir uma vida mais digna e saudável a essas pessoas. Necessita-se instaurar dentro das escolas, medidas preventivas essenciais para a reestruturação do aluno em sua forma mais abrangente, evitando assim, as situações traumatizantes que os problemas de aprendizagem escolar causam em algumas crianças, que neste atual momento não são, ao menos,respeitadas. Toda e qualquer dificuldade escolar tem uma causa e uma solução. Ninguém nasce com dificuldades escolares, elas aparecem ao longo do caminho e precisam ser observadas, respeitadas e solucionadas.
As necessidades Educacionais Especiais são necessidades que se relacionam àqueles alunos que apresentam capacidades ou dificuldades elevadas em sua aprendizagem. Não significa que estes alunostenham, necessariamente.
Algumas deficiências vinculada, mas também são os alunos que passam a ser especiais quando apresentam necessidades educativas especiais em um dado momento de sua escolaridade, o aluno tem o direito de receber uma educação de acordo com as necessidades educacionais especiais que tem.
Fixa também fortalecida a idéia d que as Necessidades Educacionais Especiais ocorrem nasdiversas situações de dificuldade de aprendizagem, como resultado de condições especificas, que podem ser individuais, econômicas ou socioculturais, como crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas.

SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
1 UM CAMINHO A PERCORRER
1.1 Histórico do Trabalho Inclusivo
1.2 Conceituando a Inclusão
1.3 A escola que é de todos2 EDUCAÇÃO PARA TODOS
2.1 A Inclusão Escolar na Prática Educativa
3 INTEGRADOS E EXCLUÍDOS
4 DIFERENTES SIM, INCAPAZES NÃO
4.1 Inclusão Escolar: um Direito e um Desafio
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO
Atualmente discute-se a construção de uma sociedade inclusiva que garanta, a todos, acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade. Sociedade essa, quedeve estar orientada por relações de acolhimento à diversidade humana, de aceitação das diferenças individuais, de esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade em todas as dimensões da vida.
A sociedade inclusiva reconhece todas as pessoas como livres, iguais e com direito de exercer a sua cidadania, dando oportunidades iguais para que cada pessoa seja autônomae auto determinada.
Na educação não é diferente. Sua função é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, sempre solicitando apoio de instituições quando se fizer necessário. É uma meta a ser perseguidapor todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática mais justa e solidária.
A educação especial possui os mesmos objetivos da educação regular, uma vez que ambas devem proporcionar ao aluno a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para uma vida com dignidade.
Para que a escola sejainclusiva, precisa ser mais democrática, deixando apenas de cumprir normas estabelecidas e transformando-se num espaço de decisão, ajustando-se ao seu contexto real e respondendo aos desafios que se apresentam.
A escola hoje tem que ser vista como um espaço de todos e para todos, buscando alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seu interior....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução do direito
  • evoluçao do direitos
  • evolução do direito
  • A evolução do Direito
  • Evolução do Direito
  • A Evolução dos Direitos
  • Evolução do Direito
  • Inclusão, direito de todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!