inclusão social

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



Sistema de Ensino Presencial Conectado
história

Aliky Aparecida Almeia de Oliveira



o papel do professor de história na defesa de umaeducação inclusiva








Bandeirantes
2013






Aliky Aparecida Almeida de Oliveira

o papel do professor de história na defesa de umaeducação inclusiva

Trabalho apresentado à disciplina de Sociedade, Educação e Cultura,Língua Brasileira de Sinais, Teoria da Históriae Histeriografia, Educação e Inclusão, Seminário III. Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores:Giane, Sandra,Taise e Raquel









Bandeirantes
2013








SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 o papel do professor de história na defesa de uma educação inclusiva.................................................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5
REFERENCIAS............................................................................................................6














1 INTRODUÇÃO
O trabalho com essa proposta de valorização da diversidade, passapelo propósito de ampliar o acesso ao conhecimento, base da luta contra o preconceito a discriminação e o racismo.
Levar o aluno a se ver como protagonista da história, permitir que perceba as raízes dessa sociedade excludente e desigual, pode ser um dos caminhos para a transformação.
























1 O papel do educador com relação à diversidade.

O professordeve adotar uma postura direcionada aos alunos de forma que não haja nenhum tipo de discriminação ou preconceito, ao fazer a chamada primeiramente deve ter o cuidado e informar de que forma será feita, se é pelo nome justificar o porquê, pode ser que queira conhecer os alunos, pois é difícil para o professor guardar na memória todos os nomes e assim seria um motivo para fazer a chamada pelos nomes.Se for por números talvez não precise de justificativa ou então porque é mais rápido, outra parte importante seria o professor se fizer a chamada pelo nome deve ter o cuidado de observar a escrita de cada um, e se não souber ou tiver dúvida em relação à pronúncia deve usar estratégias para pronunciar corretamente, pode chamá-lo pelo número ou então com postura de professor justificar que não sabea pronúncia e pedir ao aluno que pronuncie, tomando o devido cuidado de não contrange-lo.
Deve sempre ter a preocupação de esclarecer para o aluno suas limitações, professor não é o dono do saber, ele aprende constantemente nas salas de aulas junto aos alunos e assim deve ter uma relação amigável, de confiança e respeito mútuo, o professor que usa essa postura não terá problema de discriminação epreconceito e se houver deve ter a humildade de se desculpar pela má postura.
O pedagogo deve ter bom relacionamento com o professor, e saber das dificuldades que o professor encontra diante de tais situações. Deve orientá-lo na forma de agir com a diversidade existente nas salas de aulas, propor também leituras e grupos de estudos para debater sobre o tema, isso tudo contribuirá para o bomrelacionamento e respeito as diversidades de gênero e raça existentes nas escolas.
O pedagogo deve primeiramente conhecer a vida e as limitações do aluno, sendo assim poderá ajudá-lo por meio de diálogo, participação em eventos e atividades extraclasse, onde possa participar com prazer sem sentir que está sendo discriminado, e sim sentir que faz parte e é importante para aquela escola. Com relaçãoaos demais alunos o pedagogo deve estar atento as realidades das salas de aulas, e assim trabalhar com os alunos oferecendo debates, palestras, atividades que envolvam os diversos gêneros proporcionando a segurança de que eles são necessários e também são importantes para a comunidade escolar.
Educação e diversidade podem contribuir e refletir sobre as diferenças existentes em sala de aula e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusão social
  • Inclusao social
  • inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusao Social
  • inclusao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!