Inclusão social

Páginas: 20 (4932 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2012
INCLUSÃO SOCIAL UM DESAFIO A SUPERAR


RESUMO
A inclusão educacional precisa ser encarada no cotidiano escolar de maneira contextualizada porque a educação inclusiva implica em dar outra lógica à escola, transformando conceitos e práticas. Devemos também considerar as potencialidades de cada aluno e não somente suas dificuldades, pois na realidade não existe homogeneidade na sala de aula emuito menos na sociedade, sendo assim, valorizar a diversidade e criar uma escola de qualidade deve ser o primeiro passo. Além disso, reconhecer que o processo inclusivo demanda o reconhecimento da necessidade do deficiente sentir-se pertencente ao grupo compreendendo que a educação coletiva é a chave para o sucesso da inclusão.
O brincar é terapêutico e pedagógico, facilitando a aceitação e aaproximação dos indivíduos que brincam juntos criando um clima de harmonia, facilitando a comunicação e estabelecendo a alegria da convivência, superando desafios e dificuldades através de um espírito lúdico, brincadeira é importante para incentivar não só imaginação e afeto nas crianças durante o seu desenvolvimento, mas também para auxiliar no desenvolvimento de competências cognitivas e sociais.Nas relações estabelecidas no espaço o educador possibilita lhes construir conhecimentos por si mesmos, ou seja, aprender pensando.



PALAVRA CHAVE

1. Inclusão, Ludicidade, Desafios


INTRODUÇÃO

O objetivo deste texto é discutir a inclusão dos alunos com necessidades especiais em escolas regulares e se estas escolas se encontram preparadas para receber estas crianças.
A importânciade discutir este tema se justifica pelo fato de que, para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas. Fazendo um resgate da história da inclusão veremos que ela é bem recente na sociedade. E, se no mundo, a inclusão é recente, no Brasil ela é mais ainda. O que fez com que esta inclusão demorasse tanto tempo para ocorrer, foi opreconceito. Entretanto, o preconceito para com os deficientes não surgiu em nossa sociedade, ele é tão antigo como a própria existência humana. Existem registros históricos que revelam como os deficientes eram tratados, alguns exemplos parecem ser até mesmo inacreditáveis. Vejamos um exemplo:
“Nós matamos os cães danados, os touros ferozes e indomáveis, degolamos as ovelhas doentes com medo queinfectem o rebanho, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, nós a afogamos, não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompê-las.” (Sêneca, Sobre a Ira, I, XV) [2] (Fazer o parágrafo acima em forma de citação)
A atitude de quem não permite aos deficientes serem incluídos em salas regulares é decerta forma, semelhante à atitude que os antigos tinham embora não eliminem literalmente tais crianças, as excluem do seu convívio e as condenam a viverem segregadas para sempre.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 UM DESAFIO ENTRE O REAL E O IDEAL

É necessária uma reflexão sobre o fato de que, na tentativa de promover a inclusão, muitas vezes o processo é generalizado por colocarmos todos os alunosnuma mesma categoria de aprendizagem, em detrimento das necessidades educacionais especiais de cada indivíduo. “Portanto incluí-los não significa igualá-los, mas dar a eles o direito de ter ingresso e permanência no ensino regular para uma educação com qualidade, atendendo suas necessidades, desafiando suas possibilidades e desenvolvendo suas potencialidades” (Karla Fernanda Wunder da Silva,2009, Inclusão escolar)
Conforme artigo “Entre o real e o ideal” no a de qualidade deve ser o primeiro passo. Além disso, reconhecer que o processo inclusivo demanda o reconhecimento da necessidade do deficiente sentir-se pertencente ao grupo compreendendo que a educação coletiva é a chave para o sucesso da inclusão. Temos que atentar para o fato de termos bem claro e definido o conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusão social
  • Inclusao social
  • inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusao Social
  • inclusao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!