Inclusão social

Páginas: 15 (3739 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
AS DIFICULDADES DO SURDO NO AMBIENTE ESCOLAR

Jucineia Alegre de Oliveira
Professor Tutor externo - Crislaine Barbosa Ramos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de matemática (MAD 0073) – Prática do Módulo I
08/12/2010

RESUMO
O impasse na educação dos surdos é motivo para pesquisar, debater e avaliar assuntos decorrentes das leis de direitos assegurados aos surdos,na tentativa de encontrar e propor soluções de acordo com as necessidades em salas de aulas, para uma real inclusão e integração do deficiente auditivo na educação. De acordo com esse pensamento, foram efetivadas várias pesquisas nesse campo, com relatos importantes do significado da boa qualidade do ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a língua natural dos surdos. Aintegração do surdo á cultura ouvinte causa alguns constrangimentos, devido a diferença das línguas, a língua falada e a língua de sinais, usadas pelos integrantes dessas distintas culturas. Essa situação deve ser superada com ajuda mútua, através do bilingüismo, tanto para o surdo como para o ouvinte profissional ou educador na escola e através de uma pedagogia inclusiva. A qualidade desse contato émuito valiosa nessa interação, que conseqüentemente repercutirá efetivamente na vida cognitiva da pessoa surda. É preciso mudança e avanço nas ações pedagógicas das escolas em geral para receberem esse grupo, especialmente no que tange á comunicação.

Palavras-chave: Educação dos surdos. Inclusão. Bilingüismo.

1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi elaborado tendo em vista as problemáticasdetectadas no processo educativo de pessoas surdas, na intenção de despertar a atenção dos profissionais da educação para a mega importância de estar aptos para receber alunos com deficiência auditiva. Demonstrando o caminho que deve ser percorrido pelos recintos escolares, de olho na eficácia que uma boa comunicação entre surdos e ouvintes produz. E para que isto aconteça é preciso se ajustar á prática delíngua de sinais e adotar uma pedagogia capaz de atender a todos, sem exclusões.
Também demonstra a importância que o uso da informática e suas contribuições, assim como as atividades interativas e a comunicação efetiva pode trazer para o processo de aquisição de conhecimentos cognitivos das pessoas surdas. Gerando efeitos positivos diante de uma educação de qualidade que conseqüentementeafetará nas relações sociais entre surdos e ouvintes.

2 O IMPASSE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
A partir da década de 80, o bilingüismo começa a ganhar força, sob influências de pesquisas sobre as línguas de sinais que vêm mostrando que essas línguas são tão compatíveis quanto em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais. Elas expressam idéias sutis, complexas e abstratas. Os seus usuáriospodem discutir filosofia, literatura ou política, além de esportes, trabalho, moda e utilizá-las com função estética para fazer poesias, teatro e humor. Nas últimas décadas muito tem se debatido sobre a integração de pessoas de necessidades especiais no processo educativo, independente de raça, cor, cultura, etnia, classe social. A atual política nacional de educação preconiza uma educação organizadacapaz de atender a todos, com fundamentos em documentos como a “Declaração de Salamanca” e leis como a Lei 10.436 24/04/02, no caso dos surdos, regulamentada com o Decreto 5.626 de 22/12/2005, que definiu formas institucionais para o uso e a difusão da Língua Portuguesa (L2) e da Língua Brasileira de Sinais (L1), bem como reconhecimento como meio legal de comunicação e expressão de LIBRAS,conquistas, geralmente efetivadas pelas lutas de comunidades surdas.
Porém as escolas se encontram desprovidas de recursos para atender esses sujeitos. Vários estudos apontam para fracassos, tanto do ensino especial, como da inserção dos surdos no ensino regular. Na tentativa de reverter essa situação foram desenvolvidos os cursos do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos para atender,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusão social
  • Inclusao social
  • inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusao Social
  • inclusao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!