Inclusão social

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 13 de maio de 2012
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO



Este trabalho pretende abordar a controvérsia em torno da necessidade,DESENVOLVIMENTO



Inclusão digital o significado que representa para a sociedade, é a consolidação da democracia e à inclusão social de indivíduos e grupos tradicionalmente excluídos do desenvolvimento socioeconômico. A inclusão digital deve expressar um conceito que encerre uma consideração profundamente humanista. A regularidade própria aos fenômenos naturais sejatransposta para a dimensão dos costumes de uma determinada sociedade. A cultura promove, então, a sua própria ordenação, ao estabelecer normas e regras de conduta, que devem ser observadas por todos os seus membros.
Elemento central da filosofia de Hegel, para quem o "espírito de um povo ou cultura”, estará sempre traspassado pelo "espírito do tempo" que lhe impõe limitações e constrangimentos. Aatitude moral básica do homem, considerado individual ou coletivamente, deve ser constituído por meio da luta pela preservação da Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e por uma globalização solidária.
Tem-se, então, como fundamental, que a inclusão digital deve ser vista sob o ponto de vista ético, sendo considerada como uma ação que promoverá a conquista da"cidadania digital" e contribuirá para uma sociedade mais igualitária, com a expectativa da inclusão social. É possível, portanto, formular uma base conceitual para inclusão digital, com fundamento no espírito de ética universal.
O direito de cada um acaba onde o direito de outrem começa. Na linha desse entendimento, a pessoa se distingue por seu livre arbítrio e o senso do dever, havendo duascoisas que o deslumbram: “as estrelas, no mundo exterior, e o imperativo do dever, a boa vontade, no íntimo da consciência”. Não há como não reconhecer que na base da convivência humana, que é sempre uma associação de pessoas, está a correlação sincrônica do direito e do dever. Infelizmente, é dessa sintonia que se olvida o homem contemporâneo, esquecido do respeito mútuo, com graves conseqüênciasna família, na escola, na sociedade em geral. As idéias constituem a verdadeira realidade, da qual a “realidade” empírica é somente cópia imperfeita, válida não em si mesma, mas sim enquanto participa do ser essencial, imperceptível pelos órgãos dos sentidos. Parece ter uma concepção toda particular do termo idéia, reduzindo a realidade ao ideal.
A teoria do conhecimento especificamenteconsiderada apresenta um fundamento ético, o que a afasta diametralmente das epistemologias modernas, para as quais ser e dever ser não se confunde, a sabedoria não pode ser procurada desinteressadamente, de forma neutra e desprovida de emoções. É preciso amor da parte do filósofo, etimologicamente um amante da sabedoria. Por meios da sensação amorosa que experimenta em relação aos objetos belos comque se defronta, o ser humano pode chegar à contemplação dos arquéticos, as idéias simples, perfeitas, imutáveis.
A relação entre a educação para a informação e inclusão digital, constitui em verdadeiro desafio, em termos do estabelecimento do conteúdo e da necessidade de envolvimento de toda a sociedade brasileira. É necessário conceber soluções e promover ações que envolvam desde aampliação e melhoria da infra-estrutura de acesso até a formação do cidadão. Destaca que pessoas alfabetizadas não são necessariamente "letradas". Mesmo sabendo "ler e escrever", isto é, muitas pessoas não aprenderam a construir uma argumentação, a essa competência é denominada letramento, que se constrói na prática social, e não na aprendizagem do código por si.
Se proponham questões sobre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusao social
  • inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusao Social
  • Inclusão social
  • Inclusão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!