Inclusão social

Páginas: 14 (3443 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
EVOLUÇÃO PSICOSSOCIAL DA INCLUSÃO: ALGUNS APONTAMENTOS NA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Izabel Lorena
Laina Cristina Cacela Ramirez
Luiz Felipe Fernandes Suarez
Maiara Pinho de Oliveira

RESUMO

O presente artigo traz uma breve discussão acerca da evolução psicossocial da inclusão, e a importância do psicólogo junto ao corpo docente e posterior apoio a família e ao portador de necessidadesespeciais que vivencia a inclusão social superando as adversidades no decorrer do seu desenvolvimento psicossocial. Tratará também da importância da interação de portadores e não portadores de deficiência no ambiente escolar.
Palavras-chave: Psicologia, Inclusão e Exclusão Social, Portadores de deficiência.











EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DISCURSO E DA PRÁTICA DA INCLUSÃO.Discutir a universalização da educação, o direito de todos á cidadania e, coerentemente, lutar pelo princípio da inclusão do aluno deficiente no ensino regular é um desafio político que exige organização, produção de conhecimento, reflexão sobre a realidade. (CAIADO, 2003).

A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusãoescolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva. Este capítulo analisa brevemente a gênese e as conotações políticas dessa proposta a fim de apreender de que forma se configurou essa discussão na educação brasileira. Para tal, faremos uma análise das diferentes matrizes documentais nacionais e internacionais que a norteiam e de que forma os preceitoscontidos nos mesmos se materializaram na reforma educacional ocorrida, principalmente, na década de noventa.
A proposta de “educação para todos” é recente na história das sociedades capitalistas, remonta ao final do século XIX e início do século XX na Europa. Tal ideário ganhou força durante a primeira metade do século XX, culminando, após as duas grandes guerras mundiais, com a Declaração dos DireitosHumanos de 1948, na qual se estabeleceu o seguinte princípio: “toda a pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução será obrigatória” (ONU, 1948, p.10).
Essa concepção da educação como “direito universal” indispensável à “cidadania” cresceu nas décadas de cinqüenta e sessenta, durante as quais ocorreram inúmerasconferências para discutir a ampliação da educação: Bombaim (1952), Cairo (1954), Lima (1956), Karashi (1960), Adis Abeba (1961), Santiago (1962) e Trípoli (1966).
Os preceitos da declaração final, intitulada “Educação para Todos”, desde então vem influenciando a política de educação inclusiva no Brasil, como parte do que deveria ser uma política de “inclusão social”. Tais preceitos podem ser sintetizados daseguinte maneira:
a) universalizar o acesso à educação aos grupos historicamente excluídos como os pobres, as minorias étnicas, as mulheres e as pessoas com deficiência;
b) promover as necessidades Básicas de aprendizagem;
c) promover a equidade considerando a qualidade do ensino;
d) priorizar a qualidade garantindo a aprendizagem efetiva;
e) ampliar os meios e raio de ação da EducaçãoBásica, nesse caso incluindo a esfera familiar e os diversos sistemas disponíveis;
f) fortalecer alianças que possam contribuir significativamente para o planejamento, implementação, administração e avaliação dos programas de Educação Básica (WCEFA, 1990).
Segundo Santiago (2006), os acordos que a originaram seguiram os delineamentos de organismos internacionais, centrados numa visão pragmática dequalidade de ensino. Associada ao projeto neoliberal de “qualidade total” e da “sociedade do conhecimento”, tal visão tem como pressuposto principal a substituição do ideal da igualdade de condições pelo da equidade de oportunidades. Essa concepção de política pública “reconhece os direitos particulares e individuais, sem, contudo, responsabilizar-se frente às condições externas que determinam as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao social
  • Inclusão social
  • Inclusão social
  • Inclusao social
  • inclusão social
  • Inclusao social
  • Inclusao Social
  • inclusao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!