inclusão social escolar

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



























TUCANO
2014

SUMÁRIO









1 INTRODUÇÃO
A pesquisa tem como propósito usar as principais informações obtidas pela pesquisa, reais possibilidades de inclusão social nas escolas e motivos culturais, históricos e as diferenças da inclusão social nas escolas.
A aplicação de capitais em educação no Brasil éuma das perspectivas que vem chamando atenção há muitos anos na educação brasileira, e tem sido um dos temas mais debatidos na área atualmente.
Pensar em uma escola verdadeiramente inclusiva é buscar a restruturação do sistema de ensino e provocar mudanças de atitudes. Para isso temos que saber sobre tudo o que acontece com aqueles que necessitam da inclusão social escolar, e para queisso aconteça, a inclusão social tem que ser assumida por todos.
É de grande competência que a infraestrutura e o espaço físico de um ambiente escolar tenham uma devida importância, não só pelas suas dimensões geométricas, mas também pelas suas dimensões sociais. Mediante a esses fatos, é indispensável que tanto a infraestrutura quanto o espaço físico escolar passem a serem objetos deobservação. Sendo assim, nada como um local estimulante e ao mesmo tempo um local desafiador para que o aluno possa desenvolver suas atividades estudantis, e acima de tudo um local onde o aluno possa desenvolver seu senso critico. Por outro lado, para os educadores, o espaço educacional deve ser um local onde eles compreendam como seu aluno se apercebe da realidade e do cotidiano do dia-a-dia.A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica é formar e capacitar os indivíduos, explorando o que cada um, em particular tem para oferecer. Seja na sociedade ou no campo profissional. É na educação básica que este alicerce é construído. “Segundo Rosemeire Oliveira, professora graduada e aposentada.”
Segundo Maria Rosane de Jesus, Professora do ensino educacionalbásico, diz que atuar como professora da educação básica, direcionando praticas de ensino inclusivo não é um trabalho fácil, porém as experiências, pelas quais passei tentei compreender e valorizar sobretudo as características individuais dos educando(s) que estava(m) sobre a minha responsabilidade, garantindo outros possíveis caminhos, que pudessem favorecer a construção da autonomia socialeducacional.
Na condução de meu trabalho tento criar objetivos e metodologias, para a consolidação de uma cultura organizacional que respeita os educando em suas diferenças.

2 DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que no mundo existe sim a inclusão social nas escolas, mais ainda existe muita escassez e preconceito ao redor de todo esse assunto.
A educaçãoespecial avançou muito nos últimos tempos, após a declaração de Salamanca (1994) principalmente no que diz respeito ao termo necessidades, educativas especiais ”na, perspectivas da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola definindo como público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades superdotadas” Otrabalho é desenvolvido em conspiração com o ensino regular para os alunos com necessidades educacionais especiais.
Hoje em dia o que mais existe no mundo é a falta de respeito com muitas pessoas, isso existe em vários países, estados, e cidades esta no nosso cotidiano no nosso dia-a-dia e um desses é inclusão social na educação e em muitos casos o preconceito vem de casa, a falta deconhecimento por parte dos familiares. E em muitos casos irmãos, colegas de escola e até mesmo os professores e funcionários que trabalham nas escolas e centros educacionais e isso acontece muitas vezes por falta de capacitação. Observa se que os professores acabam se desmotivando a melhorar suas práticas educacionais em sala de aula, pois o espaço escolar tornou-se um ambiente formador de personalidades e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Da inclusão escolar a inclusão social: a situação do surdo
  • DA INCLUSÃO ESCOLAR A INCLUSÃO SOCIAL: A SITUAÇÃO DO SURDO
  • A DINÂMICA SOCIAL DA INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
  • PROJETO INCLUSÁO ESCOLAR E AS REDES SOCIAIS
  • A SOCIEDADE EMPENHADA NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL
  • Inclusão Escolar: Prática de Transformação Social
  • INCLUSÃO E RELAÇÕES SOCIAIS DENTRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!