Inclusão: possibilidade de aprender, ensinar e conviver com as diferenças.

Páginas: 4 (841 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
RESENHA DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL” E CAPÍTULO 7 “EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS”.

Inclusão: possibilidade de aprender, ensinar e conviver com as diferenças.

Essefilme conta a história de Ishaan, um garoto de 08 anos que apresenta dificuldades na escola, já repetiu a terceira série e não consegue acompanhar a turma.
A mãe o acompanha na lição de casa, apenaspara destacar seus erros, demonstrando irritação e desesperança com a falta de capricho, com o pouco empenho do filho e com os seus repetitivos erros. O pai após reunião com os “educadores” da escola,decide mandá-lo para um colégio interno, afastá-lo da família, como castigo por não ter esforçado e para ser disciplinado e obter êxitos nos estudos.
Após um período no colégio interno, Ishaan deixade pintar, de desenhar, até mesmo de falar e vai se tornando indiferente a tudo e a todos. Toda a sua vivacidade, alegria, curiosidade e fascinação pelas cores e movimento das ruas, que eram antesreproduzidos em desenhos e pinturas vão dando lugar à tristeza do abandono e à decepção; principalmente com sua mãe que aceitou a idéia do pai.
O tempo vai se passando até a chegada de Ram ShankarNikumbh na escola para substituir o professor de Artes, com uma metodologia diferente de ensino dos demais professores. Com um novo olhar, o professor percebe que o garoto está profundamente deprimido,pois não responde a sua forma inusitada de ministrar aulas, não reage mais; está tão anestesiado que nem consegue identificar no professor, o seu próprio modo de ser e ver o mundo.
Ram passa a usardiversos meios: analisa os cadernos, conversa com o único colega que Ishaan mantinha um vínculo de amizade e finalmente procura pelos familiares dele. O professor na conversa com os pais vai colocandoos diversos sintomas do distúrbio denominado dislexia, para afirmar que Ishaan não era preguiçoso, nem indisciplinado como eles e a escola achavam. Ele apresentava uma limitação que gerava os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • conviver com as diferenças
  • Conviver com diferenças
  • Como conviver com as diferenças
  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!