Inclusão no Brasil: mito ou realidade?

Páginas: 14 (3473 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
PED - GESTÃO ESCOLAR: ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO







A INCLUSÃO NO BRASIL É REALIDADE OU MITO?

Sirley de Souza Felipe Muniz Machado (19488)

Orientadora : Karyn Mayer






ARARAQUARA, ABRIL
2014


Sirley de Souza Felipe Muniz Machado (19488)




A INCLUSÃO NO BRASIL É REALIDADE OU MITO?




Projeto de pesquisa como disciplinaobrigatória elaborado junto aos professores da disciplina e a orientadora do Curso de pós-graduação em Gestão escolar: Orientação e Supervisão do Centro Universitário Barão de Mauá.


Orientadora : Karyn Mayer

ARARAQUARA, ABRIL
2014






RESUMO

O trabalho tem como finalidade desmistificar o fenômeno da Inclusão Social no Brasil através do âmbito da Educação para Portadores deNecessidades Especiais e afins e salientar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área para que tal ato enfim torne-se realidade e tentar formular algumas soluções. Apesar de alguns avanços em termos de Leis no Brasil, contando-se ainda com o advento da Declaração de Salamanca, caminhamos a passos bem vagarosos rumo à completa inclusão desses estudantes, direito esse também asseguradopela LDB (Lei 9394/96) e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Palavras-chave: Inclusão, desmistificar, portadores, necessidades, Salamanca.







SUMÁRIO


RESUMO 3
Palavras-chave: Inclusão, desmistificar, portadores, necessidades, Salamanca. 3
SUMÁRIO 4
INTRODUÇÃO 5
1 – DESENVOLVIMENTO 6
HIPÓTESE 8
QUADRO TEÓRICO 9
JUSTIFICATIVA 11
CONCLUSÃO 12INTRODUÇÃO

O século XXI tornou-se pródigo em quebrar barreiras, derrubar tabus e eliminar mitos. Nunca na História da Humanidade viu-se tamanho progresso, seja em tecnologia, teorias e pensamentos. O ser humano mudou e evoluiu, tal qual as correntes filosóficas que norteiam nossos horizontes. Porém, uma celeuma ainda não fora totalmente suplantada: o preconceito. Nada é mais repugnantee indigno que este ato. E é justamente essa a barreira final que nos impede de evoluirmos ainda mais. Apesar de inúmeros esforços para combatê-lo, ele insiste em povoar e provocar situações que não cabem no atual contexto humano. E isso acaba afetando o desenvolvimento de inclusões em qualquer âmbito ou esfera social, impedindo uma abertura ou debate mais amplo acerca do assunto. E com a Inclusãode Portadores de Necessidades Especial na vida escolar não é diferente, apesar de direitos adquiridos e garantidos por Lei, sua efetivação não se completa por diversos fatores, mas a principal causa ainda acaba sendo o preconceito. Por isso, esse trabalho, pautado em pesquisas e estudos, mostrará, de forma clara e sucinta que podemos sim, acabar com mitos de uma inclusão ainda somente no papel eque, infelizmente, não se traduz palpavelmente para a vida real. Os desafios são imensos, custosos e lentos, todavia mostram uma vontade inicial para transformarmos esse cenário árduo em uma vitória da justiça, do bem e principalmente, da educação para aqueles que não são nada diferentes de todos nós.



1 – DESENVOLVIMENTO
O mundo como conhecemos vem sofrendo constantes mudanças, acarretandoalgumas mudanças, tais como progresso e evolução, trazendo consigo também preceitos de igualdade para todos e constantes avanços tecnológicos. No Brasil, esses preceitos também se apresentam em leis e constantes mudanças nos sistemas educacionais, porém, é preciso considerar a histórica e intrínseca presença de preconceitos e desigualdades sociais que influenciam diretamente no campo da educação,imensas dificuldades para que o mesmo avance no sentido da universalização, inclusive aos alunos que sempre foram excluídos do sistema educacional.
Nesse sentido, as escolas vêm tentando, na medida do possível, se adequar a essa nova realidade. Porém, é de conhecimento de todos que a incoerência entre discurso e prática está presente em nossa sociedade como “areia no deserto”. E não seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil e fmi
  • Mito e Realidade
  • Mitos e realidade
  • Mito e realidade
  • mitos e realidades
  • Mito ou realidade
  • Mito e Realidade
  • Mito e Realidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!