Inclusão na educação: uma reflexão crítica da prática

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
Instituto de Educação ATHENA
Faculdade Dom Bosco
Curso: Filosofia, Sociologia e religião
Disciplina:
Professora: Raimunda Moreno
Pòs – graduanda: Daniele Teixeira
Resenha
Texto: Inclusão naeducação: uma reflexão crítica da prática
Vivemos sob uma velocidade de inovações tecnológicas e sociais que remetem na educação de forma significativa. Entre tais mudanças, observa-se nos cursos deformação profissional, com foco na inclusão, dando ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos, além de reflexões a respeito da temática, diante da sociedade globalizada, visando democratizar,universalizar e garantir a todos o direito a educação de qualidade, direitos esses adquiridos após a declaração de Salamanca, em 1994, que defende o principio norteador da escola proporcionar a todas ascrianças a educação adaptada as suas necessidades.
Esses acontecimentos são resultados históricos dos esforços de pessoas com deficiência, educadores e seus familiares, no sentido de integrar – losno sistema de ensino regular. Esses movimentos para a melhoria da Educação Especial em frente as exigências destes novos paradigmas sociais e da educação.
A fábula de como os animais preparam seusfilhos para a vida e as dificuldades do mundo atual retrata de forma fidedigna o modelo de educação utilizado em nossa cultura escolar e nos esclarece a compreensão dos diferentes procedimentos nasperspectivas integracionista e inclusiva. Mostrando que na perspectiva de inclusão, a escola precisa esta preparada para trabalhar com as necessidades individuais do aluno, sendo este mesmo sujeito ocurrículo, entendido no sentido abrangente de tudo o que acontece na escola e que afeta,o processo de transição, a apropriação e ampliação do saber acumulado pela humanidade.
De acordo com a autora, aescola funciona como termômetro que ajudara o sistema educacional a separar doentes de sadios, os fracos dos fortes, os viáveis dos inviáveis. Acreditamos que o primeiro passo para que, de fato, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pinóquio às avessas
  • CULTURA E EDUCAÇÃO UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
  • A PRÁTICA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • EXCLUSÃO x INCLUSÃO
  • Trabalhando educação física na inclusão com suas práticas e teorias
  • Reflexão e inclusão
  • Educação Infantil
  • Reflexão critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!