Inclusão escolar

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
INCLUSÃO ESCOLAR
I CAPITULO
COMO LIDAR COM A DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ainda é um desafio. Nos últimos dez anos, período em que a inclusão se tornou realidade, o que se viu foi à escola atendendo esse novo aluno ao mesmo tempo em que aprendia a fazer isso. Hoje ainda são comuns casos de professores que recebem um ou maisalunos com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento e se sentem sozinhos e sem apoio, recursos ou formação para executar um bom trabalho. Mas a tendência, felizmente, é de mudanças, embora lenta e ainda desigual. A boa-nova é que em muitos lugares a inclusão já é um trabalho de equipe. E isso faz toda a diferença, pois quantos todos trabalham juntos por uma boa causa, com certezagrandes mudanças acontecem.
Durante os estágios na escola Antônio Santiago Pereira da Costa, localizada no bairro Cuiabá da cidade de Joaquim Nabuco. Chamou atenção que muitos professores que recebiam um aluno deficiente não sabiam como lidar com eles da maneira correta, muitas das vezes chegava de acontecer da própria professora deixa o aluno no canto, não o tratava da mesma forma que os outros,aquele aluno ficava excluído do restante da sala. Isso acontece quando o professor não esta preparado para ensinar, ele não tem a formação adequada. Quando a escola não trabalha em conjunto com os pais, alunos e professores não tem como o deficiente se sentir seguro. E além de não ter a estrutura adequada e muito menos os materiais necessários para se trabalhar com a educação inclusiva, e essa escolarecebe muitos alunos com necessidades, mais infelizmente não tem o que é necessário para desenvolver e estimular a aprendizagem do aluno.
Essa escola tem professores ótimos, mais não o que é necessário para o aprendizado e estabilidade da criança dentro da sala de aula. A criança precisa de segurança, e para ela se sentir dessa forma é primordial que a sociedade trabalhe em conjunto com osgestores e todos os profissionais responsável pelo o desempenho da escola. A sociedade tem um desempenho importante, pois é onde a criança vai colocar em pratica tudo que aprende na escola, e se ela não for bem acolhida, vai acabar se sentindo insegura e encapais de realizar certas atividades.
1.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONVÍVIO ESCOLAR
Nosso imaginário social ainda vê as pessoas com deficiência commuitas incapacidades e impossibilidades. Basta chegarmos mais perto delas para perceber que isto não é verdade. E levando para o convívio escolar notamos que ainda são muitos os casos de crianças sento excluída do restante da sala por ter dificuldades para realizar certas atividades, por causa da sua deficiência. Sabemos que antigamente a sociedade excluía qualquer pessoa que fosse diferente ou atémesmo como eles chamavam (anormais), e a partir daquele momento essas pessoas não teriam direito de participar dos acontecemos e muito menos de dar a sua opinião.
A pessoa portadora de alguma deficiência convive socialmente com sua família, porém este convívio não se estende na escola, no clube, na igreja e nas outras áreas da sociedade porque é colocada como um ser diferente. Se nos começamos adar espaço para essas pessoas com deficiência se expressaram e realizar atividades, podemos notar que ela é capaz realizar coisas que muitas vezes uma pessoa sem nenhuma deficiência não é capaz de realizar. A sociedade tem um papel importante a realizar que é a de ajudar essas pessoas a se sentir bem e importante em nossa sociedade.
A educação especial lança, tanto para a escola como para todasociedade, um desafio muito grande no que se refere à Inclusão. Falamos em sociedade, pois a escola está inserida em um contexto social o qual se modifica com o desenvolvimento de sua gente, de sua tecnologia, de sua ciência, envolvidos em uma estrutura globalizada. No convívio escolar também temos uma sociedade um pouco mais difícil de lidar e ensinar o que é certo e errado, mais é a partir dai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • A Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!