“Inclusão escolar”

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
O termo inclusão já trás implícito a idéia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias nadefesa dos seus direitos.
Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construçãode todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.
Contudo a inclusão coloca inúmeros questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso énecessário avaliar a realidade e as controvertidas posições e opiniões sobre o termo.
Outro aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados afazer; além do mais a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade.
A tendência é focar as deficiências dos nossos sistemas educacionais no desenvolvimentopleno da pessoa, onde se fala em fracasso escolar, no déficit de atenção na hiperatividade e nas deficiências onde o problema fica centrado na incompetência do aluno. Isso é cultura na escola, onde nãose pensa como está se dando esse processo ensino-aprendizagem e qual o papel do professor no referido processo. Temos que refletir sobre a educação em geral para pensarmos em inclusão da pessoa comdeficiência.
Temos também que se lembrar que todos os alunos vêm com conhecimentos de realidade que não pode ser desconsiderado.
Mas temos que pensar que para que a inclusão se efetue não basta estargarantido na legislação, mas demanda modificações profundas e importantes no sistema de ensino. Essas mudanças deverão levar em conta o contexto sócio -econômico, além de serem gradativos, planejadose contínuas para garantir uma educação de qualidade.
Portanto a inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • Inclusão escolar
  • A Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!