Inclusão escolar

Páginas: 10 (2452 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
UEG, Jaraguá.

INCLUSÃO ESCOLAR / DEFICIÊNCIA MENTAL.

Bruna Moreira,
Gessica Cristina,
Natânia Leandra e
Valbirene.

Jaraguá, abril de 2011

RESUMO

Este artigo tem com objetivo falar primeiramente o que é inclusão e o seunível de aceitação. Qual a necessidade dos deficientes mentais em relação ao ambiente escolar.

Palavras chave: preconceito, escola, inclusão, família e deficiência.

INTRODUÇÃO.

Primeiramente um dos motivos que nos levaram a concluir esse trabalho foi com finalidade em obter nota da Professora Acadêmica Kátia Braga, segundo foi descobrir quais eram as necessidades que os deficientesmentais se depararam na sociedade. E a importância de conhecer e conscientizar e ate socializar-se aceitação maior. Pois a inclusão de crianças com alguma deficiência é o que a cada dia mais pode ser observado nos dia de hoje. Entretanto esse trabalho tem como principal objetivo mostrar a realidade da convivência dessas crianças, pais, professores e alunos ditos “normais”.
Tendo como métodoalgumas entrevistas e utilizamos as principais idéias dos autores que defendem a inclusão i conceituam o diagnostico de deficiência, e inclui as idéias na educação como: Salgado, Correr, Jannuzzi entre outros.
Convidamos você leitor a conhecer melhor o termo inclusão escolar e como é o papel da escola diante a deficiência mental. Alem da luta de uma mãe para tentar inserir seu filho na sociedade.INCLUSÃO ESCOLAR / DEFICIÊNCIA MENTAL

Segundo o dicionário “Aurélio” incluir, significa compreender, abranger, estar incluído ou compreendido.
Mas na visão de Salgado “incluir é não fazer distinção entre os seres humanos, não selecionar ou diferenciar com base em julgamentos de valores como perfeitos ou não perfeitos, normais e anormais”.
O termo incluir surgiu noBrasil, apartir dos anos 80 e 90. Que tinha como objetivo unir o ensino especial com o regular.
A LDBEN Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trouxe inovações que penetra os princípios da inclusão dos alunos com as necessidades educativas especiais e ampliando as oportunidades.
A CNE/CEB n° 2 de 11 de setembro de 2001 também ampara a educação inclusiva, sendo esta mais clara, poisela mostra a necessidade dos alunos especiais em classes comuns do ensino regular, trazendo benefícios tanto para alunos, pais e para os próprios alunos com alguma necessidade.
Mas a tão proclamada e sonhada inclusão escolar não se deve transformar em mais um chavão conceitual. A questão é bem mais pratica o que esta precisando é de uma sociedade mais acolhedora, reflexiva e sem preconceitos.A comunidade precisa se conscientizar que quando uma pessoa nasce com deficiência, todos os outros devem assumir junto o compromisso de construir um ambiente inclusivo. Mas como podemos fazer isso?
É bastante fundamental ter uma forma estratégica que possa permitir o acesso imediato da pessoa com deficiência ao espaço comum da vida na sociedade. Buscar um estilo de vida das pessoas comdeficiência é essencial para melhorar a qualidade de vida. É necessário esta sempre se orientando e envolvendo a família e a comunidade no processo de construção da inclusão escolar das pessoas com deficiência.

Davenr (1994) entrevistou vinte e um pais de alunos com profunda e leve deficiência que estavam sendo educados em classes regulares. Estes pais reportaram queos benefícios da inclusão dos seus filhos eram visíveis na comunicação e sociabilidade que eles passaram a demonstrar. Os pais neste estudo também disseram que se sentiram muito mais encorajados pela a escola a participar da educação de seus filhos quando estes foram incluídos em salas de aulas regulares. Em outro estudo desenvolvido por Ryndack e seus colegas (1995) entrevistas com treze pais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • Inclusão escolar
  • A Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!