Inclusão escolar: Um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico.

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Atividade Avaliativa I
Inclusão escolar: Um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico.
A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimentomuito polemico pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regularnada mais é do que garantir o direito de todos à educação como diz a Constituição !
Para descrever o nosso caminho na direção das escolas inclusivas vamos focalizar nossas experiências, no cenárioeducacional brasileiro sob três ângulos : o dos desafios provocados por essa inovação, o das ações no sentido de efetivá-la nas turmas escolares, incluindo o trabalho de formação de professores e,finalmente o das perspectivas que se abrem à educação escolar, a partir de sua implementação.
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam emtodos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novosposicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação dascondições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.
O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nasescolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suasmodalidades de exclusão.
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte. A trajetória escolar não pode ser comparada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um estudo acerca da inclusão de alunos autistas no ensino regular
  • A inclusão e a proposta pedagogica da escola
  • Inclusão escolar: uma proposta de mudança na estrutura das escolas, promovendo educação para todos.
  • PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECA “BIBLIVRE” NAS ESCOLAS DE UMA REDE DE ENSINO
  • A inclusão escolar de crianças surdas: métodos de ensino em duas escolas
  • Proposta de melhoria no sistema de merenda escolar: Estudo de caso em uma escola do Estado do Amazonas.
  • Reflexões acerca do ensino de leitura na escola
  • Teatro na escola: um desafio para a inclusão escolar(?)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!