INCLUSÃO ESCOLAR DO SURDO: UM DESAFIO COLETIVO

Páginas: 12 (2966 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia à Distância (Ead)







Inclusão escolar do Surdo: Um desafio Coletivo







Camila Carolina Castro
Daniel Magalhães Alves













Uberaba – MG
2012
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia à Distância (Ead)





Inclusão escolar doSurdo: Um desafio Coletivo




Camila Carolina Castro
Daniel Magalhães Alves




Tutora Presencial: Ana Ercília Corpa França
Tutora à Distância: Guacira Quirino












Uberaba – MG
2012


















“A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. As línguas de sinais envolvem movimento que podem parecer sem sentido paramuitos, mas que significam a possibilidade de organizar as ideias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Pensar sobre surdez requer penetrar no “mundo dos surdos” e “ouvir” as mãos que, com alguns movimentos, nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre os mundos envolvidos, requer conhecer a “língua de sinais”. Permita-se “ouvir” essas mãos, poissomente assim será possível mostrar aos surdos como eles podem “ouvir” o silêncio da palavra escrita!”.
Ronice Muller de Quadros


Sumário

INTRODUÇÃO 5
1 - REFERENCIAL TEÓRICO 6
1.1 - LIBRAS – UM BREVE HISTÓRICO 6
1.2 - LIBRAS? QUE LÍNGUA É ESSA? 6
1.3 - A Declaração de Salamanca como marco histórico 8
1.4 - OS DESAFIOS DO SURDO AO LONGO DA VIDA 8
2 – OBJETIVO GERAL 10
3 –OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10
4 - METODOLOGIA 11
5 - CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12


















Introdução:


O grande desafio da educação no Brasil é a conciliação das diferentes realidades sociais, econômicas e culturais muitas vezes existentes em um mesmo ambiente escolar, bem como a urgente inclusão dos portadores de necessidades especiais no âmbito da escolajuntamente com a oferta de uma educação de qualidade e atual, livre de preconceitos.
Verifica-se que o corpo docente quando questionado nas escolas, não possui conhecimento amplo sobre a metodologia de ensinamento necessário a transferência de conhecimentos que serão úteis à construção de novos saberes pela criança surda. É sabido que as maiores dificuldades encontram-se na forma de comunicaçãoentre os alunos e professores, e confirmada esta dificuldade, o aluno muitas vezes não possui condições adequadas para o seu aprendizado. Mesmo com todas as dificuldades e inadequações na sala de aula, os alunos surdos são levados a desenvolver seu aprendizado juntamente aos alunos ouvintes, direito que é legalmente garantido por legislações específicas.
Na prática, percebem-se cada vez mais aspossibilidades do segmento social dos portadores de deficiências (também referidos como portadores de necessidades especiais), e a necessidade de um redirecionamento que favoreça o seu desenvolvimento global, o seu preparo para o trabalho e sua inserção social. Essa percepção tem o seu respaldo estabelecido sobre preceitos teóricos, de acordo com a Constituição Federal (1988), a Declaração deEducação para Todos (1990), Declaração de Salamanca - Necessidades especiais em sala de aula (1994), LDB nº 9394/96, e Decretos e Legislações suplementares em nível estadual e municipal.
Na década de 90, a partir da Declaração de Salamanca, as políticas de diretrizes da Educação Especial começaram a mudar e passaram a ter subsídios na proposta da inclusão, e nela encontramos a seguinte afirmação: o surdodeve ser inserido de fato, para que possa ter sua cidadania respeitada (Declaração de Salamanca, 1990, p.2).
Assim sendo, a inclusão do surdo só será possível quando forem observadas e respeitadas suas necessidades especiais e que se estabeleça uma metodologia específica que o permita estabelecer relações e valores sociais.
O ponto-chave principal a ser trabalhado nos ambientes escolares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão escolar de alunos surdos
  • Os desafios da inclusão escolar do surdo na escola regular no município de Paranaguá
  • Inclusão escolar: desafios e perspectivas
  • Inclusão escolar: perspectivas e desafios
  • Desafios da inclusão escolar
  • A inclusão do aluno surdo no ambito escolar
  • Os desafios da inclusão escolar
  • A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!