Inclusão escolar: desafios e perspectivas

Páginas: 37 (9132 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
FACULDADE D ALDEIA DE CARAPICUIBA-FALC
CURSO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
AUDÊNIA MARTINS DA SILVA FERNANDES



INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

MOSSORÓ RN
2012
FACULDADE D ALDEIA DE CARAPICUIBA-FALC
CURSO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
AUDÊNIA MARTINS DA SILVA FERNANDES

INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS


Monografia apresentada como exigência do curso depós- graduação na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - FALC, para obtenção do curso de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica sob orientação da professora Ms. Fernanda Suerda Rocha Santos.

MOSSORÓ RN
2012

Catalogação da Publicação na Fonte.

Fernandes,Audênia Martins da Silva.
* Inclusão escolar, desafios e perspectivas. / Audênia Martins da Silva Fernandes.–Mossoró, RN, 2012.
* 41 f.
Orientador(a): Prof.ª Ms. Fernanda Suerda Rocha dos Santos
Monografia (Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica). Faculdade da Aldeia de Carapicuíba.

1. Educação - Monografia. 2.Inclusão - Monografia. 3. Cidadania - Monografia. I. Santos, Fernanda Suerda Rocha dos. II. Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. III.Título.CDD 370

Bibliotecária: Elaine Paiva de Assunção – CRB - 15/492

INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

AUDÊNIA MARTINS DA SILVA FERNANDES

BANCA EXAMINADORA

Prof. Ms.Roberto da Silva Júnior
COORDENADOR

Prof.Ms. Fernanda Suerda Rocha dos Santos
PROFESSORA ORIENTADORA

EPÍGRAFE

Incluir é necessário, primordialmente, para melhorar as condiçõesda escola, de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida em sua plenitude, com liberdade, sem preconceitos, sem barreiras. Não podemos contemporizar soluções, mesmo que o preço a pagar seja bem alto, pois nunca será comparável ao valor do resgate de uma vida escolar marginalizada, de uma evasão, de uma criança estigmatizada sem motivos.MANTOAN

AGRADECIMENTO

Em primeiro lugar a Deus...
Senhor obrigada por ter me dado força, coragem e ânimo para enfrentar essa caminhada cheia de dificuldades, mais guiada por te todos os dias. Agradeço pelas pessoas que o senhor colocou nos meus caminhos pra me apoiar e acompanhar me dando assim mais força e resistência.
Aos mestres, pela compreensão diante dasminhas limitações. E aos amigos Liécio Nogueira de Morais e Gislaine Hélia de Lima Cavalcante há vocês meu muito obrigada, teria sido muito difícil chegar aqui sem vocês.

DEDICATÓRIA

Aos meus queridos pais Adaías Martinho de Souza e Francisca Viana da Silva que sempre acreditaram em meus esforços e me ajudaram em todos os momentos dessa caminhada.
Aos meus queridos avôs paternosDavid Martins de Souza e Maria Nazaré Gomes.
Minha vovó materna Elvira Viana da silva.A minha amada tia Maria Aldenira Martins Gomes pela sua dedicação e fé sempre orando a Deus para me manter firme nessa luta, e minha tia Raimunda Alvaneide Martins de Souza Bezerra, que sempre me escuta e me aconselha com suas sábias e confortáveis palavras. Ao meu tio Osmildo Batista da Silva por toda acredibilidade que ele deposita em mim e por esse amor que me faz um ser querido e admirado.
Aos meus queridos primos Ismênia wildeny Martins Gomes, Alison Jhonatan Martins de Morais, Denys de Morais Bezerra Filho e WhyllyanKalyel Martins de Lima, esses por serem umas das razões de buscar vencer na vida para poder ser para eles um exemplo de luta, garra e vitória.

RESUMO

Este trabalho teve comoobjetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalhavam em classe inclusiva com portadores de necessidades educacionais especiais em classe regular, para que possam adquirir incentivo, autonomia, espírito crítico criativo, passando a exercer a sua cidadania. Visando a socialização do deficiente em uma sociedade dominante e excludente, a qual encontram – se educadores sem qualificação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão escolar: perspectivas e desafios
  • Inclusão: Uma perspectiva no âmbito escolar
  • Avaliação escolar: desafios e perspectivas
  • desafios e perspectivas da educação escolar
  • Desafios da inclusão escolar
  • Os desafios da inclusão escolar
  • A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM
  • Teatro na escola: um desafio para a inclusão escolar(?)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!